Anúncio

Esponjas velhas no seu jardim: veja as vantagens dessa prática sustentável

Conheça utilidades incríveis para as esponjas usadas no seu jardim!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Se você costuma jogar fora aquelas esponjas velhas que são utilizadas para lavar louças e utensílios, saiba que você está perdendo uma grande utilidade para o seu jardim. Isso porque, é possível utilizá-las de diversas formas, inclusive para auxiliar no cultivo de suas plantas. Por isso, hoje 21 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá mostrar algumas dicas de como usar esponjas velhas no seu jardim.

Continua depois da publicidade

Saiba como usar esponjas velhas no seu jardim

Seja parceiro do meio ambiente e aprenda reciclar esponjas velhas para usar em seu jardim. Saiba que em pleno século XXI, é imprescindível reutilização de materiais.

Dessa maneira, é possível garantir um futuro melhor para as futuras gerações e ainda ajuda na economia de dinheiro, então já que é possível pegar materiais velhos para reutiliza-los em casa.

Continua depois da publicidade
Esponjas velhas no jardim
Esponjas velhas no seu jardim: veja as vantagens dessa prática sustentável. Foto: Canva Pro

Leia também: Como plantar semente de abacate? Veja como fazer lindas mudinhas

Adeus Dengue

Então um dos principais usos que você pode dar a suas esponjas velhas, é utiliza-la como absorvente de água nos pratinhos de plantas que normalmente utilizamos areia para evitar o acúmulo de água e consequentemente a dengue.

Em primeiro lugar pegue uma esponja velha e corte ela em tirinhas, o tamanho das tiras irá depender do espaço existente entre o prato e o vaso. Ao fazer as tiras, disponha elas no pratinho ao redor do vaso.

Então o ideal é que a parte amarela fique voltada para o lado do vaso, pois assim, a esponja irá absorver o excesso de água da rega e deixar essa água disponível para a planta ir absorvendo aos poucos.

Limpeza das folhas

As esponjas não precisam ser usadas necessariamente apenas para limpeza geral da casa. Ao notar que sua esponja está velha, reutilize-a para fazer a limpeza das folhas de algumas plantas.

Portanto se você mora em um local que sofre com excesso de poeira, saiba que suas plantas podem estar sofrendo, principalmente plantas com folhas mais largas, que precisam constantemente passar por uma limpeza para retirar o excesso de poeira e aumentar a fotossíntese.

Umedeça a espoja com água e delicadamente com movimentos retilíneos vindo da parte interna para parte externa da folha, vá retirando cuidadosamente a poeira. Não esqueça de fazer esse processo nas duas faces das folhas.

Fim das pragas

Algumas pragas são difíceis de encontrar, pois muitas vezes são organismos pequenos e que possuem a mesma coloração das folhas ou do caule. Portanto, faça uma inspeção por toda a sua planta e ao notar algum tipo de praga use a esponja como sua aliada.

Para uma maior eficácia, tente identificar qual praga está atacando sua planta e busque na internet dicas de repelentes específicos para combate-las. Então com auxílio da espoja, embebede-a com repelente feito por você e passe cuidadosamente nas folhas atacadas.

Esponjas velhas no jardim
Esponjas velhas no seu jardim: veja as vantagens dessa prática sustentável. Foto: Canva Pro

Germinação de sementes

Plantas como cebola, alho e feijões podem ser germinados em esponjas. Enfim, pegue uma espoja molhada, faça um furo na parte central e posicione a semente.

Após a germinação, faça o transplante da planta para um substrato ideal para o seu desenvolvimento.

Por fim, leia também: Saiba como cultivar açafrão verdadeiro e aproveitar os benefícios para sua saúde.

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...