Anúncio

Sua petúnia não floresce? Veja os motivos para isso acontecer

Saiba o que pode interferir no desenvolvimento da Petúnia e na sua floração!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 25 de maio de 2022, por Raiane de Melo — Está cultivando petúnias em sua casa, mas ela não cresce e nem floresce? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar porque a sua petúnia não floresce, apontando alguns erros que podem estar relacionados ao manejo dessa planta. Dessa maneira, você poderá identificar aquilo que mais se identifica com o seu problema, e colocar as soluções que iremos apresentar em prática.

Continua depois da publicidade

Sua petúnia não vai para frente? Entenda os principais erros no cultivo

A petúnia é uma planta repleta de beleza e com flores encantadoras. No entanto, para que ela tenha uma floração intensa e esteja sempre saudável, é necessário fornecer as condições mínimas para isso.

Continua depois da publicidade

Isso porque, essa espécie exige alguns cuidados específicos durante o seu cultivo, que se não forem colocados em prática podem comprometê-la seriamente.

Por isso, abaixo iremos apresentar o erros mais comuns no cultivo da petúnia, para que você possa identificar e resolver com as soluções que iremos demonstrar para cada caso. Dessa maneira, você poderá manter as suas flores vivas por muito mais tempo e sempre saudáveis, com as cores de suas flores sempre vibrantes.

Sua petúnia não vai para frente?
Sua petúnia não vai para frente? Veja os motivos para isso acontecer. Foto: Canva Pro

Leia também: 4 plantas repelentes que todo mundo deveria ter em casa; veja aqui quais são e livre-se dos mosquitos

Iluminação incorreta: pode queimar as flores ou impedir a floração

Primeiro, temos a iluminação incorreta que é um dos motivos para a petúnia não florescer. Além disso, saiba que o excesso de sol pode fazer com que as flores fiquem deformadas. No caso de haver falta de sol sobre as flores, pode fazer com que as petúnias não floresçam.

Em ambos os casos, a dose de luz errada pode acabar causando efeito nocivo sobre a sua petúnia e a levando a morte.

Então, para conseguir ter uma boa floração da sua petúnia, é preciso que ela receba por volta de 6 horas diárias de sol. Para que ela tenha toda a energia que ela precisa, para poder florescer, e que tenha uma floração completa por isso a coloque no sol.

Solo impróprio: um problema que deve ser evitado ao máximo

Em seguida, preciso observar o solo, acontece, que a petúnia não vai para frente por causa que o solo não adequado. Porque para petúnia conseguir crescer, o seu solo precisa ser ácido, e se deve ter uma boa drenagem para não ter um acúmulo de água.

Portanto, para conseguir realizar um cultivo adequado da sua petúnia, pegue um solo que seja ácido e também que, seja bem drenado. Enquanto ele deve ser bem fértil, e para isso, e adicionar materiais como húmus de minhoca para estimular a floração.

Ambientes com temperaturas extremas

Logo, é preciso observar com cuidado a temperatura, porque pode ser o motivo do porque a petúnia não vai para frente. Porque a temperatura que não for adequada, impedirá que ela consiga florescer corretamente, e até matar a sua planta congelada.

Agora, para que isso não aconteça, é preciso colocar num local quente e receba sol. Porque sua temperatura deve ficar sempre acima de 15 graus, abaixo disso ela pode acabar morrendo por conta das temperaturas baixas.

Rega em excesso pode afogar ou causar a morte da Petúnia

Por último, é preciso observar a rega do solo e sempre mantê-lo bem drenado, para não acumular água. Isso porque, se ficar encharcada com água, a planta pode morrer. No caso do cultivo ocorrer em um vaso, é necessário realizar regas mais vezes.

Sua petúnia não vai para frente? Veja os motivos para isso acontecer. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender essas dicas?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Por fim, leia também: Saiba a maneira correta de usar cascas de limão nas suas plantas e veja que resultado incrível

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...