Que delícia: doces cristalizados para fazer em casa; e até ganhar dinheiro

Em tempos de crise, uma renda extra cai muito bem

Há bastante tempo, as produções diversas de doces cristalizados foram tidas como estratégias “anti-desperdício”.  Os produtores rurais, a fim de aproveitar as frutas excedentes, inventaram essa forma de tê-las disponíveis durante a entressafra. O WebNews, do Folha Go, pensando em te dar uma mãozinha com uma renda extra, vai te apresentar hoje (28/11) receitinhas incríveis.

Ademais, leia também: Pipoca doce na panela: é para fazer e se deliciar; veja mais

O rendimento dependerá do tamanho que cortar os doces
O rendimento dependerá do tamanho que cortar os doces – Foto: Canva Pro

Mesmo com a sociedade se urbanizando, a tradição do preparo desse tipo de doce em casa, não foi se perdendo com o tempo. Ao contrário, fortaleceu-se e acabou se tornando uma ótima alternativa de complementação de renda. É o que vamos ver na matéria que segue, além é claro, das deliciosas receitas. Veja mais!

Receitas de doces cristalizados: faça em casa e ainda ganhe um dinheirinho

A pandemia, definitivamente, assolou o país. Assim, com ela, veio o desemprego, a crise financeira. Muitas famílias, com isso, tiveram que reinventar uma forma de ganhar dinheiro. Pois, uma maneira deliciosa e bem rentável que encontraram foi a produção de doces cristalizados.

O rendimento das receitas que mostraremos abaixo dependerá de como e o quanto você cortará os doces. Já o tempo de preparação é um pouco longo, aproximadamente 1 dia, mas vale muito a pena. Dessa forma, confira mais na matéria abaixo!

Doces cristalizados de casca de banana

Ingredientes:

  • 24 bananas do tipo nanica maduras (cascas);
  • 1 kg do açúcar cristal;
  • Açúcar cristal para confeitar;
  • 1 xícara de chá do suco de limão;
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga.

Modo de preparar:

Retire as cascas das bananas, uma vez triturando-as no processador. Coloque dentro de uma panela, em fogo baixo, acrescentando o açúcar.

Vá misturando com uma colher de pau, adicionando, aos poucos, o suco do limão e a manteiga. Mexa sem parar, até que desgrude da panela.

Despeje em uma forma, deixando descansar por mais ou menos 24 horas. Por fim, corte os doces cristalizados no formato que desejar, passando os pedaços no açúcar.

Doce cristalizado de banana(Imagem Tudo Gostoso)

Figo cristalizado

Ingredientes:

  • 1 kg do figo verde;
  • Água;
  • 1 kg do açúcar cristal.

Modo de preparar:

Primeiramente, você deve higienizar bastante as frutas. Em seguida, coloque uma boa quantidade de água para aquecer em um tacho feito de cobre.

Com a ajuda de uma faca, raspe os figos e, posteriormente, corte-os em cruz. Adicione no tacho, cobrindo-o até que ferva.

Quando o figo estiver macio e bem cozido, retire do fogo, escorra a água e deixe reservado. Ademais, para fazer a calda para cristalizar, dissolva o açúcar em mais ou menos 1 litro d’água no mesmo tacho do cozimento.

Leve ao fogo brando e adicione a fruta. Quando sua calda ficar esbranquiçada, vá tombando o tacho um pouco e empurre os figos para um cantinho mais seco.

Portanto, você também pode gostar: Doce de abóbora cremoso super fácil de fazer; 10 porções em apenas 50 minutos!

Assim, vá “regando” a fruta com essa calda por aproximadamente 10 minutos. Escorra o líquido que sobrar. Pois, então, separe os pedaços do figo uns dos outros, deixando secar. Assim que estiverem bem sequinhos, embale-os e bom apetite, ou boas vendas!

Doce de figo cristalizado (Imagem GI- Globo)

Batata doce cristalizada

Ingredientes:

  • 1 kg da batata doce fatiada sem casca;
  • 1 limão de tamanho médio;
  • 4 xícaras de chá do açúcar cristal;
  • 1 colher de chá da casca do limão ralada;
  • 1 embalagem da gelatina sem sabor em pó vermelha;
  • Açúcar cristal para confeitar;
  • 1 e ½ xícara de chá da água quente.

Modo de preparar:

Unte com manteiga um refratário médio. Reserve.

Coloque as batatas na água, juntamente com o limão, por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, escorra e coloque dentro de uma panela. Adicione água, o quanto dê para cobrir, cozinhando o legume no fogo médio.

Assim, escorra as batatas, acrescente água quente, açúcar e raspinhas de limão. Mexa devagar até que se forme uma calda. Retire imediatamente, uma vez batendo no liquidificador aos poucos, para que se obtenha uma massa lisa e homogênea.

Portanto, retorne com a mistura para o fogo. Dessa forma, volte sua atenção para a gelatina, que deve ser feita segundo as instruções listadas na embalagem. Depois, coloque junto da batata, até que ela dissolva por completo.

Unte uma travessa, coloque o doce, mas aguardando por umas 3 horas. Em seguida, corte no formato que desejar, passando seus pedacinhos no açúcar.

Doce de figo cristalizado (Imagem GI- Globo)

Para vender os doces cristalizados, coloque-os não só em potes de vidro, mas em embalagens variadas e apresentáveis.

Ademais, você terá uma boa rentabilidade financeira com uma delícia caseira que todo mundo ama!

Conquanto, leia também: doce de banana caseiro perfeito e muito saboroso: receita para melhorar seu dia; confira

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies