Plantas tóxicas para pets e crianças: afaste-se e evite o pior na sua casa imediatamente

Cuidar de plantas em casa é um hobby, mas é preciso conhecer bem o que está colocando dentro de casa.

Foto do revisor (Nic Ribeiro)
Revisado por: (Nic Ribeiro)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Dentro de uma casa é possível encontrar pelo menos uma dessas três coisas: plantas, pets e crianças. Mas se você tem as três, você sabia que existem plantas tóxicas para pets e crianças? Por isso, todo cuidado é pouco. Neste sábado, 15 de janeiro, o blog My Pet da Folha Go traz informações sobre quais tipos de plantas você deve evitar dentro de casa.

Quando se pensa em algo tóxico, logo imaginamos algo feio ou com um cheiro bem ruim. Contudo, as plantas tóxicas para pets e crianças podem ser as mais belas que existem, mas quando mastigadas em pequenas quantidades podem causar um estrago.

Leia mais: Lhasa apso é um cachorro bonito: saiba tudo sobre esse charmoso e…

Plantas tóxicas para pets e crianças
Plantas tóxicas para pets e crianças: afaste-se e evite o pior na sua casa imediatamente. | Fonte: Unsplash

Por que algumas plantas podem ser tóxicas para pets e crianças?

Nem todas as plantas que existem são tóxicas e podem prejudicar a saúde. Por exemplo, alguns adultos podem até ter contato com algumas plantas ou ingerir e não sentir nada. Porém, para os pets e crianças a questão é bem diferente. Em algumas plantas, existem propriedades que mesmo em pequenas quantidades pode ser prejudiciais tanto para pets quanto para crianças pequenas.

Por isso, é muito importante que quem gosta de cuidar de plantas, mas também tenha crianças e pets fique atento. Procure se informar quais são as mais perigosas e se possível, deixe fora de alcance dos dois.

Continua depois da publicidade
plantas tóxicas para pets e crianças
Comigo-ninguém-pode | Canva PRO

A planta comigo-ninguém-pode é perigosa quando mastigada

Embora seja uma planta muito bonita de se cultivar em casa, a comigo-ninguém-pode é uma planta bastante perigosa caso seja consumida. No Rio Grande sul, em 2008, ela foi responsável por 107 casos de envenenamento.

Continua depois da publicidade

A seiva contida na planta pode causar necrose na pele quando tocada. Além disso, se o pet ou criança consumir, pode causar edema nas cordas vocais, causando asfixia o que pode levar até mesmo a morte.

plantas tóxicas para pets e crianças
Azaleia | Canva PRO

Azaleia

Outra planta tóxica para pets e crianças é a Azaleia. Sim, ninguém imagina que tanta beleza pode causar algum problema, mas somente quando consumida em quantidade excessiva. Por exemplo, é necessário que seja equivalente ao peso do animal, no caso, 1% do peso do gato ou cachorro.

Em caso de ingestão da azaleia, ela pode causar salivação, diarreia, vômitos e até mesmo convulsões. Por isso, tenha cuidado ao cultivar uma planta dessas em casa.

plantas tóxicas para pets e crianças
Copo-de-leite | Canva PRO

Copo-de-leite

A copo-de-leite é tóxica também, por isso, é importante manter fora do alcance tanto de crianças e dos pets. Esta é uma planta que possui oxalato de cálcio, um alto grau de toxidade, por isso, quando ingerida pode causar irritação e inflamação.

Sendo assim, é possível cultivar plantas tóxicas para pets e crianças, mas essas plantas precisam ser mantidas longes e os responsáveis devem orientar as crianças.

Saiba mais: Gato persa e pinscher miniatura convivem bem? Guia de raças para…

Assista o vídeo de Neli e seus animais de estimação

Carregando comentários aguarde...
...
...