Você sabe quem são os faxineiros do aquário? Conheça as espécies

Há inúmeras espécies de peixes que você pode ter em um aquário, mas você sabe quais são as que ajudam na limpeza? Confira!

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Você conhece os faxineiros de aquário? Pois hoje (29/12) o Blog My Pet do Folha Go vai te mostrar quem são esses peixes que ajudam a deixar seu aquário limpinho, confira.

Leia também:Você sabe como cuidar de um aquário? Confira essas dicas

peixes faxineiros do aquário
peixes faxineiros do aquário – fonte: Canva

Preciso ter esses peixes no meu aquário?

Você pode até optar por não ter todas as espécies que serão mencionadas. Contudo, saiba que eles ajudam muito no processo de limpeza natural do seu aquário, tornando o vidro mais limpo, as pedras sem limo, fazendo o controle de algas, e tudo de maneira natural.

Alguns peixes são verdadeiros faxineiros do aquário. E o mais interessante é que eles não são importantes só para um visual mais limpo e bem cuidado, mas também para saúde de todo ecossistema e dos outros peixes que não têm essas características.

Que espécies são essas?

Notícias relacionadas

Cnidários: conheça esses animais aquáticos e fique…

Continua depois da publicidade

Bicho-de-pé: saiba agora o que esse inseto pode…

Continua depois da publicidade

Uma delas é o Molinésia, ele é um peixe fácil de cuidar além de ser muito eficiente e bonito. Basicamente é um peixe que se alimenta de algas e vegetações aquáticas, contudo, apensar de ajudar na limpeza, é preciso alimentá-lo com ração também. Já o Coridora se alimenta de restos e dejetos presentes na água. Não come algas, no entanto é fundamental para o controle de substâncias nocivas a outros peixes.

O Otto também é um ótimo faxineiro de aquário. É um peixe que literalmente ama limpar vidros, contudo, também deve ter sua alimentação suplementada com ração de fundo. O ideal é que viva em conjunto com outros exemplares, pode-se dizer que é essencial em qualquer aquário de água doce. Por fim, vemos o cascudo que é um dos mais conhecidos, ele também vive no fundo e precisa dos mesmos cuidados.

Quais são os cuidados que esses peixes precisam?

Todas essas são espécies de fácil manejo e cuidado. Todas precisam viver em temperaturas entre 20 e 28°C, já o pH deve ser entre 6 e 8, podendo haver pequenas variações – verifique a espécie desejada -.

peixes faxineiros do aquário
peixes faxineiros do aquário – fonte: Canva

Por fim, certifique-se de não colocá-los no aquário assim que você montar um, esses peixes precisam de uma leve e parcial sujeira para que vivam bem e se alimentem naturalmente, por isso, coloque-os após alguns dias de funcionamento e instalação do aquário. Fazendo isso, certamente você vai ter peixes saudáveis que sempre te ajudarão na limpeza natural do local.

Leia mais:O que fazer com um aquário quando a energia cai? Evite complicações…

Alimentando gato com frutas

Carregando comentários aguarde...
...
...