4 passos para acabar com os carrapatos de uma vez por todas e manter seu pet saudável

Carrapatos são parasitas que podem trazer grande incômodo, mas é possível se livrar deles.

Foto do revisor (Thamyris Aquino)
Revisado por: (Thamyris Aquino)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Os carrapatos podem se tornar um problema para você e seu pet caso você se descuide da proteção. A boa notícia é que existem alguns métodos para acabar com os carrapatos, e, dessa forma, eliminá-los. Por isso, hoje, dia 01 de janeiro, no Blog My Pet, do Folha Go traremos um guia que combaterá essa praga de uma vez por todas.

Leia também: Por Que O Gato Castrado Engorda Depois Da Castração? Entenda Melhor

Como acabar com os carrapatos

Sem muita conversa vamos aos pontos-chave e deixar você por dentro de alguns dos produtos poderosos e caseiros. Veja que as frutas cítricas como limão e laranja, o vinagre de maça, bem como o bicarbonato, podem exterminar carrapatos, pulgas e outros insetos. A seguir, mostraremos alguns opções baratinhas e que se usadas com frequência vão te socorrer.

1 – Limpe o ambiente

Portanto, um dos primeiros passos para acabar com os carrapatos e um dos mais importantes é manter o ambiente em que seu pet vive sempre limpo e higienizado. Portanto, manter buracos, frestas de parede ou móveis entulhados atraem estas pragas. Pois, elas oferecem condições favoráveis para o início do ciclo de sua infestação.

Para eliminá-los da sua casa use sempre produtos específicos com fungicidas e carrapaticidas na composição. Ou ainda, procurar um veterinário, que avaliará as condições do animal para indicar medicações preventivas. Sendo assim, será mais fácil de informar o produto correto.

Continua depois da publicidade

Contudo, você pode lançar de um produto caseiro super eficaz. Veja agora, que o vinagre é um poderoso aliado para te ajudar nessa tarefa.

Continua depois da publicidade

Receitinha caseira simples que resolve:

pegue uma porção de vinagre de maçã (01 xícara de 200ml) e misture com água morna ( 1/2 litro de água) e acrescente também, uma colher generosa de bicarbonato. Em seguida borrife nos cantos, locais úmidos e escuros. No piso, você pode usar um pano umedecido nessa solução que também pode ajudar a espantar e até matar as pestinhas.

2 – Dedetize o ambiente

Há um ciclo em que os carrapatos saem do pet até se tornarem adultos. Ou seja, é importante focar nos lugares em que ele costuma passar a maior parte do tempo, pois os ovos podem permanecer lá. Para descobrir esses lugares, faça uma busca pelo quintal. De fato eles preferem lugares escuros e úmidos.

Nesse caso, faça a solução com água morna e limão. Assim, ferva um litro de água com apenas duas rodelas do limão ou laranja. Experimente a misturinha para espalhar pelo quintal ou diretamente no chão com um pano úmido.

Se a infestação for em grande escala, considere também a dedetização padrão. Os ovos de carrapatos demoram 4 dias para eclodir, portanto repita a dedetização para eliminar os carrapatos remanescentes.

3 – Utilize produtos repelentes para acabar com os carrapatos no animal

É importante utilizar produtos repelentes no seu pet, e uma boa dica é a camomila. Essa erva milenar auxilia duplamente no combate. Seja para o pet ou no ambiente, ela de fato é um coringa. E é bem simples para conseguir o repelente. Basta pegar um punhado de camomila e deixar em infusão num litro de água fervente.

Logo que esperar uns 5 minutos da infusão da camomila e a água quente, transporte para um borrifador e espalhe no pelo do animal. De preferência, use uma luvinha para massagear todo o pelo e espalhar bem.

Repita o processo diariamente e mantenha os cuidados básicos de higiene com a pelagem. Ah, essa misturinha pode ir direto no piso com o auxílio de um pano úmido também. use-a diariamente até ter o controle dos carrapatos.

Para evitar o problema utilize outras repelentes preventivos. Uma boa opção são as coleiras anti parasitárias, que protegem o seu pet por um período pré-estabelecido. Ela libera substâncias pelo corpo do animal, dessa forma afastam os parasitas.

4 – Trate seu pet caso esteja infestado de carrapatos

Se você acabou de achar um ou poucos carrapatos no seu pet, primeiramente ele precisa de um bom banho. Comece usando shampoo e sabonetes anti parasitas, bem como tratamentos emergenciais.

E não se esqueça de retirá-los com uma pinça desinfetada até ter certeza de foram eliminados. Além disso, deixe o pet mais restrito em ambientes protegidos até ter o controle dos carrapatos na sua casa e no quintal.

Como acabar com carrapatos – créditos da imagem: Pexels

O tratamento oral com comprimidos são indicados pelo veterinário. Ele pode ser associado ao tratamento no longo prazo, o que inclui a coleira repelente. Caso esses intrusos voltarem a aparecer, converse com o veterinário, pois ele vai mudar o método para proteção.

Brincando com bolinha e ganhando petiscos

Carregando comentários aguarde...
...
...