- Advertisement -

Tem cacatua no Brasil? Descubra os mistérios desse animal exótico e interessante

Será que cacatua e calopsita são a mesma coisa? Confira no post

Tem cacatua no Brasil? Descubra os mistérios desse animal exótico e interessante | Pixabay
0 112

- Advertisement -

Ter uma ave como pet é o desejo de muitas pessoas. Você já ouviu falar em cacatua? Esse simpático pássaro é destaque na coluna My Pet do Folha GO. Preparamos um conteúdo incrível para você conhecer melhor.  Saiba o que é, hábitos, cuidados e dicas para ter uma cacatua em casa.

Tem cacatua no Brasil?

As cacatuas são aves dóceis e divertidas | Freepik

- Advertisement -

Primeiramente, precisamos esclarecer que a cacatua não é uma ave brasileira. Trata-se de um animal exótico que é comum em países da Ásia e da Oceania.

A Austrália, por exemplo, é conhecida pelas mais belas espécies, como a cacatua-rosa, que possui detalhes dessa cor em seu corpo.

Já grande parte das variações possui a cor branca, com penas mais altas e destacadas na cabeça. De fato, o charme e a característica que a diferencia de outras aves.

Qual a diferença entre cacatua e calopsita?

Por mais que sejam semelhantes, há algumas diferenças entre cacatua e calopsita. De acordo com especialistas, elas são da mesma família, porém as cacatuas são maiores.

Para se ter ideia, pode atingir até 60 centímetros, mais da metade de uma calopsita adulta. Além disso, o bico da cacatua é maior.

O detalhe das penas na cabeça é parecido, mas o topete também cresce mais em comparação à calopsita.

Outra diferença está na coloração. Além do detalhe nas bochechas, a calopsita tem maior variedade de tonalidades. Por fim, a voz da cacatua é mais alta, enquanto da calopsita é suave.

Leia mais: Bulldog Francês: Conheça A Raça Que Conquista Muitos Fãs No Brasil E No Mundo

- Advertisement -

Qual o tamanho de uma cacatua?

A cacatua é maior que uma calopsita doméstica. Na média, uma espécie adulta mede entre 40 e 50 centímetros. Em alguns casos, alcança até 60 centímetros.

O peso tem média de 500 gramas, já o tempo de vida pode oscilar entre 40 e 60 anos. Pois é, ela vive bastante!

Dicas e cuidados

Se você pretende ter uma cacatua em casa, saiba que é essencial ter autorização do IBAMA para a criação. Por isso, compre sempre em locais com certificação.

Trata-se de uma ave curiosa, dócil e divertida. Ama os tutores, adora interação e um belo cafuné, assim como seus parentes calopsitas, periquitos e papagaios. Quanto aos sons, não repete palavras e frases, mas imita algumas melodias.

Em relação ao comportamento, observe o topete. Se estiver deitado, a ave está tensa. Ouriçado demais, significa animação. O ideal é meio termo, que indica tranquilidade.

O espaço ideal para a criação é um viveiro ou gaiola grande. Não mantenha ela sempre presa. A comida é basicamente ração para aves desta espécie.

Em geral, é um animal fácil de lidar e que vai divertir toda a família. Depois dessas informações, vale considerar a ideia em ter uma cacatua em casa.

Leia mais: Pets De Estimação Diferentes: Animais Exóticos Para Te Fazer Companhia

Agora veja um calopsita cantora!

Comentários
Loading...