O que você vai saber!
A depressão é uma doença que paralisa os seres humanos e precisamos buscar ajuda para sair deste estado. Contudo, existem muitas dúvidas sobre o emocional dos animais: afinal, será que cachorro tem depressão? Por isso, o Blog My Pet do Folha Go, desta sexta-feira (21/01), explica se os animais sofrem com essa doença.
Confira também: Chow-Chow É Bravo? Saiba Tudo Desse Pet Famoso De Língua Roxa
Cachorro tem depressão? Venha entender

Antes de tudo, cachorro tem depressão sim! Assim como a gente, os cães são animais emocionais e podem desenvolver problemas psicológicos. E as principais causas para eles adquirirem essa doença são diferentes.
Contudo, ela se manifesta silenciosamente e de forma muito sutil, por isso, é importante saber o que está causando isso no seu pet. Sendo assim, o cachorro tem depressão e as principais situações se desenvolvem quando algum membro da família morre ou de outro animal da casa.
Entendendo a causa da depressão canina
O cachorro tem depressão principalmente pelo fato de ter muitos sentimentos, pois eles possuem uma certa dependência emocional com os tutores e os animais da casa. Do mesmo modo, quando chega um membro novo na família, isso pode gerar ciúmes no cachorro.
Além disso, pode haver outros motivos como falta de espaço, abandono e traumas que podem desencadear a doença. Entretanto, se o seu cão está com depressão basta identificar se ele apresenta automutilação.
Assim como falta de apetite e de interesse em realizar suas atividades rotineiras são sinais que o tutor deve observar. Assim, se ele começar a perder o apetite e perder peso, você deve procurar ajuda de um veterinário.
Sobretudo, quando o cachorro tem depressão eles acabam dormindo muito e ficam quietos. Sem contar que eles apresentam uma agressividade repentina, pois ficam intolerantes e tentam evitar os carinhos.
Como tratar a depressão

Nesse sentido, caso o cachorro apresente alguns destes sintomas, procure imediatamente um médico-veterinário. Na clínica, o profissional realizará uma avaliação completa no cão e descartar outras possíveis doenças.
Então, após o diagnóstico, o tratamento será realizado através do uso de medicamentos para poder amenizar os sintomas. Entretanto, para prevenir que o cachorro tenha depressão, basta dar muito carinho, e demonstrar muito afeto, pois os cães precisam de atenção.
Leia mais: Quanto Custa Um Gato Da Raça Singapura? Conheça Um Pet Boa Praça Na Convivência Com Humanos