Cachorro tem depressão? Veja o que a ciência tem a nos dizer

Saiba identificar se o seu pet está realmente com depressão

Foto do revisor (Nic Ribeiro)
Revisado por: (Nic Ribeiro)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

A depressão é uma doença que paralisa os seres humanos e precisamos buscar ajuda para sair deste estado. Contudo, existem muitas dúvidas sobre o emocional dos animais: afinal, será que cachorro tem depressão? Por isso, o Blog My Pet do Folha Go, desta sexta-feira (21/01), explica se os animais sofrem com essa doença.

Confira também: Chow-Chow É Bravo? Saiba Tudo Desse Pet Famoso De Língua Roxa

Cachorro tem depressão? Venha entender

Cachorro tem depressão
Cachorro tem depressão? Venha entender – Foto: Adobe Stock

Antes de tudo, cachorro tem depressão sim! Assim como a gente, os cães são animais emocionais e podem desenvolver problemas psicológicos. E as principais causas para eles adquirirem essa doença são diferentes.

Contudo, ela se manifesta silenciosamente e de forma muito sutil, por isso, é importante saber o que está causando isso no seu pet. Sendo assim, o cachorro tem depressão e as principais situações se desenvolvem quando algum membro da família morre ou de outro animal da casa.

Entendendo a causa da depressão canina

O cachorro tem depressão principalmente pelo fato de ter muitos sentimentos, pois eles possuem uma certa dependência emocional com os tutores e os animais da casa. Do mesmo modo, quando chega um membro novo na família, isso pode gerar ciúmes no cachorro.

Continua depois da publicidade

Além disso, pode haver outros motivos como falta de espaço, abandono e traumas que podem desencadear a doença. Entretanto, se o seu cão está com depressão basta identificar se ele apresenta automutilação.

Assim como falta de apetite e de interesse em realizar suas atividades rotineiras são sinais que o tutor deve observar. Assim, se ele começar a perder o apetite e perder peso, você deve procurar ajuda de um veterinário.

Sobretudo, quando o cachorro tem depressão eles acabam dormindo muito e ficam quietos. Sem contar que eles apresentam uma agressividade repentina, pois ficam intolerantes e tentam evitar os carinhos.

Como tratar a depressão

cachorro tem depressão
Como tratar a depressão dos cachorros? – Foto: Adobe Stock

Nesse sentido, caso o cachorro apresente alguns destes sintomas, procure imediatamente um médico-veterinário. Na clínica, o profissional realizará uma avaliação completa no cão e descartar outras possíveis doenças.

Então, após o diagnóstico, o tratamento será realizado através do uso de medicamentos para poder amenizar os sintomas. Entretanto, para prevenir que o cachorro tenha depressão, basta dar muito carinho, e demonstrar muito afeto, pois os cães precisam de atenção.

Leia mais: Quanto Custa Um Gato Da Raça Singapura? Conheça Um Pet Boa Praça Na Convivência Com Humanos

Alimentando os pets

Carregando comentários aguarde...
...
...