Chiado de gato: o que pode ser esse barulhinho? Veja e aprenda nesse sábado

Seria o chiado um bom ou mau sinal? Entenda a linguagem dos gatos!

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

O que pode significar chiado de gato? Muitos felinos utilizam esse som para alertar pessoas e animais próximos de que algo não está agradando. Portanto, confira ainda hoje (29/11) no Blog My Pet do Folha GO o que motiva os felinos a chiarem e saiba o que fazer.

Leia mais: Signo de cachorro: como é o do seu? Descubra aqui

chiado de gato
Chiado de gato: o que pode ser esse barulhinho? Veja e aprenda nesse sábado | Pixabay

Gatos conseguem se comunicar?

Que gatos não sabem falar é um consenso geral. Afinal, os únicos lugares onde felinos conseguem se expressar através de palavras são nos filmes. Entretanto, isso não quer dizer que eles não saibam se comunicar. Dessa forma, os felinos utilizam vários métodos para expressar o que sentem através de barulhos diferentes.

Quem tem gatos já presenciou algumas dessas formas: ronronados, miados, linguagem corporal e até chiados fazem parte dessa comunicação. Além disso, existem diversas formas que esses peludos usam para mostrar que estão felizes, tristes, com medo ou incomodados. Assim, cabe aos tutores compreenderem a personalidade de seus próprios animais para entendê-los melhor.

Notícias relacionadas

Qual é o melhor cachorro para criar em sítio?…

Continua depois da publicidade

Shih-tzu ou Pug? Saiba quanto custa manter um…

Continua depois da publicidade

O que significa o chiado de gato?

Assim como explicado anteriormente, o chiado é uma forma de comunicação dos felinos. Contudo, diferente do ronronar, por exemplo, ele não é bom sinal. Basicamente, os gatos utilizam o chiado para indicar duas situações: primeiramente, que algo os está incomodando. Segundo, que eles podem estar prestes a atacar.

Apesar de parecerem bravos e perigosos, os gatos evitam conflitos a qualquer custo. Nesse sentido, eles sempre demonstrarão alguns sinais para que o ataque seja o último recurso a ser utilizado. Logo, se eles atacam outros animais ou pessoas, é porque já avisaram com antecedência que o fariam.

Por exemplo, em situações estressantes, pode-se observar o descontentamento dos gatos através de detalhes simples: quando ele mia mais alto, fica com pelos eriçados e rabo levantado, é um mal sinal. Por fim, se depois de todos esses passos ele chia, é bom que você se afaste. O ideal é abrir espaço para que ele se acalme ou saia de perto, se preferir.

Apesar de pequenos, gatos estressados podem acabar fazendo um belo estrago quando atacam. Portanto, evite confronto com seu animal, principalmente porque isso causará ainda mais stress ao felino.

Leia mais: Cachorro e gato podem ficar de castigo?

Acompanhe esse passeio dos pets. Que felicidade!

Carregando comentários aguarde...
...
...