O que você vai saber!
Quer saber quais são as regras básicas para cortar a unha dos pets? Hoje, 18 de janeiro, no Blog My Pet do Folha GO, iremos ensinar para você como realizar esse processo corretamente. Não quer errar nesse momento? Continue lendo a postagem para mais informações.
Leia também: Personalidade do gato preto: conheça e sabe como ensinar bons modos ao filhote
Afinal, como cortar a unha dos pets? Descubra
Acima de tudo, os tutores devem adquirir o equipamento apropriado para cortar a unha do animal. Ou seja, não dá para usar o alicate de humanos, portanto, adquira o item especial para os pets, ok?

1) O corte deve ser feito em momentos tranquilos
De modo geral, os responsáveis por cães e gatos devem cortar a unha dos pets desde quando o amigo de quatro patas ainda é filhote, uma vez que ajuda a evitar o estranhamento.
Independentemente, corte a unha quando o cachorro ou bichano está relaxado. Desse modo, você estará evitando qualquer acidente.
2) Imobilize o animal
Sobretudo, o tutor deve imobilizar o animal para cortar a unha dos pets. Assim sendo, basta pegar o bichinho no colo e envolvê-lo em uma toalha com o peludinho voltado para você. Por outro lado, os animais de médio ou grande porte devem ser deitados do chão, o tutor deve imobilizar o animal para cortar a de lado.

3) Cortar a unha dos pets exige atenção
Os tutores precisam ter cuidados com as inervações das unhas, sendo assim, antes de fazer o corte, saiba onde dá para cortar a unha, uma vez que atingir o nervo causa dor, sangramento e, até mesmo, infecção. Em geral, corte sempre a menos do que a mais. Questione o especialista no assunto para saber o tamanho ideal.
4) Corte aos poucos
A pressa é inimiga da perfeição, certo? Dessa maneira, tenha paciência para cortar a unha do peludinho, vá aos poucos, verifique se há machucados e não deixe de prestar atenção para o bem-estar do bichinho.
5) Dê alguma recompensa
Por fim, recompense o seu amigo de quatro patas depois de finalizar o processo de corte, ok? Dessa forma, ao cortar a unha dos pets novamente será mais fácil, já que o animal vai associar esse momento a algo bom.
Acompanhe mais: Mito ou verdade? Saiba se chocolate faz mal para cachorro e o que fazer nas urgências