Qual a melhor cobra de estimação? Aprenda a cuidar desse pet diferente         

Apesar de parecerem perigosas, elas podem se tornar grande companheiras

Passou o tempo em que animal de estimação estava restrito a cães e gatos. A cada dia as pessoas estão investindo em diferentes bichos para ter em casa, como as cobras, por exemplo. Apesar de parecerem perigosas, elas podem se tornar grandes companheiras. Saiba mais, hoje, 05/12, no Folha Go, sobre como ter uma cobra de estimação e aprenda a cuidar desse pet.

Qual a melhor cobra de estimação? Aprenda a cuidar desse pet diferente
Cobra do milho é uma das espécies que podem ser de estimação | Imagem: Arca de Noé

Leia também: Conheça 5 animais exóticos que podem ser pets e aprenda como cuidar

O que é preciso para ter uma cobra de estimação

No Brasil a criação de cobras de estimação foi autorizada pelo Ibama em 1997. Contudo, apenas espécies não-peçonhentas, ou seja, que não possuem veneno, podem ser mantidas em casa. Além disso, para obter o réptil legalmente, o órgão precisa emitir uma autorização.

A compra do animal deve ser realizada em um lugar autorizado para garantir que o bicho tenha nascido e criado em cativeiro. Ademais, as cobras possuem um microchip que é utilizado pelos órgãos de fiscalização.

Quem quiser adquirir uma cobra como pet precisa enviar uma carta-consulta ao Ibama da região. Na carta é necessário informar a espécie que pretende criar, o local onde o animal ficará instalado e ainda o objetivo da criação.

Após o envio do documento, o órgão faz uma vistoria no ambiente e, caso esteja tudo certo, emite o registro de posse, cautela ou guarda do pet. Atualmente existem 6 criadores legais de cobra no Brasil, onde os interessados podem adquirir o bicho sem muito problema.

Vale ressaltar que criar um animal selvagem sem autorização é ilegal e pode gerar penalidades para os tutores.

Veja ainda: Conheça o bicho preguiça e o boto cor-de-rosa: exóticos do Brasil

Tipos de cobra mais adequados para se ter em casa

Cobra do milho: de origem norte-americana, ela não passa dos 120 cm de comprimento, quando adulta. É uma das espécies de estimação mais comuns devido ao seu comportamento dócil e amigável. Desse modo, ela é ideal para quem é iniciante e nunca teve um réptil desse em casa. Sua expectativa de vida chega a 20 anos.

Píton Real: essa espécie é bastante tranquila e discreta e, por isso, é bastante comum como pet. Ela chega a medir 2 metros de comprimento e pode sobreviver por até 30 anos.

Falsa Coral: elas são idênticas à verdadeira Coral, mas não possuem veneno. As cobras dessa espécie possuem um mix de cores vermelho, preto e amarelo, e medem entre 0,5 e 1,5 metros de comprimento.

Jiboia: por fim, a Jiboia. É uma das maiores cobras não-peçonhentas do mundo. Elas chegam a 4 metros de comprimento na fase adulta. É uma espécie dócil, mas sua mordida pode machucar devido às presas afiadas.

Qual a melhor cobra de estimação? Aprenda a cuidar desse pet diferente
Jiboia pode chegar a 4 metros de comprimento | Imagem: Natalia Kuzmina / Shutterstock

Cuidados com cobra de estimação

Ambiente e espaço: para ter uma cobra de estimação é preciso ter um espaço adequando ao seu tamanho onde o animal possa se locomover. Mantê-lo em uma área muito pequena pode gerar estresse e outros problemas.

Alimentação: não existe ração para cobras. A dieta das serpentes deve ser à base de carne de aves ou pequenos mamíferos, como ratos. O ideal é fornecer o animal ainda vivo para simular o habitat natural da cobra.

A quantidade de alimento vai depender da espécie. Algumas comem com intervalos de uma semana, enquanto outras demoram 15 dias ou mais.

Temperatura e umidade: é preciso manter a temperatura e a umidade em níveis corretos para que o metabolismo da cobra se mantenha saudável. Antes de criar o terrário, onde a serpente vai morar, converse com um especialista, pois a temperatura e a umidade ideal variam para cada espécie.

Continue lendo: Confira os 7 animais raros e mais caros do mundo

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies