- Advertisement -

Como fazer gato parar de miar na porta; elimine esse problemas com dicas certeiras

O gato pode miar por diferentes motivos. Descobri-los vai ajudar a resolver o problema e estreitar sua relação com seu pet.

Como fazer gato parar de miar na porta; elimine esse problemas com dicas certeiras | canva
0 171

- Advertisement -

Os gatos costumam miar bastante, uma vez que essa é a forma deles se comunicarem, pedir atenção ou alertar o tutor. Muitas vezes, achamos esse comportamento fofo e divertido, mas não quando dura a noite toda ou quando incomoda. Mas fica a pergunta? Como fazer o gato parar de miar na porta? Nós da Folha Go Pets preparamos hoje (23/10) esse pequeno texto que tenta explicar os motivos e como fazer esse comportamento diminuir. Boa leitura!

Como fazer o gato parar de miar na porta

gato
Entenda o comportamento de gato miando| Canva

- Advertisement -

Não existe uma fórmula mágica que resolva a questão, por isso é importante saber o motivo do miado para assim tratá-lo. Não é algo muito difícil, visto que a linguagem corporal do gato geralmente está relacionada aos miados. 

Vamos aos pontos-chave?

Veja mais: Vai viajar com cachorro? Confira dicas importantes para viagens de carro e avião

Esterilize ou castre o animal

As gatas têm o hábito de miar na porta para atrair outros gatos, principalmente quando estão próximas ou no cio. Já os gatos miam para responder às fêmeas ou para pedir aos tutores para sair. Caso o seu gato ou gata tem esse hábito de forma constante, talvez a melhor solução seja a castração ou esterilização. 

Deixe a caixa de areia limpa

Os gatos são muito higiênicos e se a caixa de areia estiver suja pode incomodá-los. Isso pode até inibir que eles a usem. Portanto, se ele estiver miando muito na porta, o motivo pode ser o local em que faz suas necessidades. A solução aqui, é limpar a caixa todas as noites e conferir de dia se está tudo limpo. 

- Advertisement -

Tente cansá-lo

 brinquedos caseiros para o gato
Escolha brinquedos caseiros para o gato – Foto: Pixabay

 

Gatos precisam de atenção, jogos e brincadeiras, assim se cansam, vão dormir e não miam. Simples assim, principalmente se eles miam e se aproximam dos brinquedos. Isso quer dizer que eles querem interagir. Uma sugestão é usar brinquedos que desafiem sua inteligência, dessa forma eles vão ficar mais entretidos e parar de miar na porta.  

Leia aqui, Gato Filhote: Confira Sugestões De Nomes E Saiba Como Alimentá-Lo Durante O 1º Mês De Vida

Dê comida e água em horário fixos e observe se o gato vai miar demais

Com uma rotina de alimentação, seu gato vai aprender a comer na hora certa. Isso vai ajudá-lo a ter um horário fixo de alimentação, evitando os miados de madrugada. Ainda assim, deixe um pouco de água e comida separados a noite, assim evita o incômodo na madrugada. 

Se seu gato miar na porta e persistir nisso, leve ao veterinário

Essa sugestão vale se nenhuma das anteriores funcionar, pois pode ser algum problema relacionado à saúde do bichano. Quando o ato de miar na porta é repetitivo, muito alto ou intenso, não é algo normal e ele pode estar sofrendo. O ideal é levá-lo ao veterinário para avaliar suas condições.

Curta o vídeo!

Comentários
Loading...