Como ganhar dinheiro com terrário de minhocas: comece o novo ano com grana no bolso

Além de dar um destino adequado para restos de alimentos, o terrário pode ser lucrativo.

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Já ouviu falar em minhocário? Tem curiosidade com o tema? Continue conosco, pois, para ajudar, nós do Blog My Pet do Folha Go preparamos esse pequeno post, com as informações que você precisa para dar os primeiros passos na criação de minhocas.

A minhocultura é uma atividade recente no Brasil e que algumas pessoas ainda têm um pouco de aversão. Acontece que um terrário de minhocas pode ser lucrativo. Mais do que dar um destino para a maior parte do lixo orgânico produzido em casa, é possível ganhar dinheiro com minhocário, em casa mesmo. 

Isso porque o minhocário não ocupa muito espaço, bem como exige baixa manutenção. Qualquer pessoa com o mínimo de experiência pode manusear as minhocas, separar a matéria orgânica e conduzir os procedimentos. 

Leia também: Sagui De Estimação É Uma Boa Ideia? Veja Prós E Contras Desse Pet Diferente

terrário de minhoca – créditos da imagem: Pexels

Como ganhar dinheiro com um terrário de minhocas

Você tem duas opções. Você pode focar em apenas uma delas ou nas duas. Vamos a elas:

Continua depois da publicidade

Venda de adubo orgânico

Basicamente, nos minhocários com a finalidade não somente de criar minhocas, mas também realizar a compostagem doméstica, as minhocas vão transformar os restos de comida e outros materiais orgânicos (folhas, restos de frutas e verduras, borra de café sem açúcar, entre outros) em algo útil. É necessário evitar no terrário de minhocas apenas laticínios, bem como alimentos processados em grandes quantidades e carnes em geral. 

A partir daí, as minhocas vão comer esses restos e, dessa forma produzir adubo. É um adubo rico em nutrientes que pode ser usado no cultivo de vários tipos de alimentos, inclusive orgânicos. Por isso é um produto muito procurado, dessa forma há um mercado específico para o adubo. 

Com a mistura com terra preta, um minhocário médio pode produzir mais de 50 quilos por mês de adubo de alta qualidade. O preço médio do quilo é R$ 30,00 o quilo, mas dependendo da região esse valor pode ser maior. 

Venda de minhocas

O empreendedor pode vender as minhocas vivas, pois elas podem ser usadas para diferentes funções. São usadas para melhorar a fertilidade do solo, criando túneis e trazendo os nutrientes mais profundos, bem como na alimentação de animais selvagens ou em iscas para pesca. 

Elas são vendidas por quilo ou em garrafas pet (no litro), de acordo com suas possibilidades.

Como começar seu terrário de minhocas

O minhocário pode ser feito com 3 baldes ou caixas de plástico, que se encaixam. Faça furos nos dois primeiros, coloque as minhocas com terra no primeiro e terra nos outros dois. As fezes passam pelos furos e se misturam com a terra preta, dessa forma o adubo está pronto para ser ensacado e vendido.

Veja ainda essas cachorrinhas brincando em casa. Fofura!

Carregando comentários aguarde...
...
...