- Advertisement -

Como saber se a calopsita vai botar ovo? Entenda mais esse mistério revelado

Saiba quais os principais sinais físicos e comportamentais da ave nesse momento!

Como saber se a calopsita vai botar ovo? Entenda mais esse mistério revelado| Pixabay
0 34

- Advertisement -

Sua calopsita vai botar ovo? Saiba como perceber se sua ave está prestes a ter filhotes na matéria de hoje (01/12) do Blog My Pet do Folha GO. Afinal, durante esse período sua calopsita vai precisar de compreensão e muito suporte! Portanto, saiba mais sobre esse processo para ajudá-la corretamente.

Leia mais: Como criar um réptil de estimação? 5 erros para evitar e que nunca te…

calopsita vai botar ovo
Quais são os sinais quando a calopsita vai botar ovo? | Pixabay

- Advertisement -

Quais são os sinais de que a calopsita vai botar ovo?

A princípio, o processo de botar o ovo pode durar entre três a dois dias. Quando as calopsitas acasalam em um ambiente propício, com muita luz e temperatura elevada, é possível que haja cerca de dois a oito ovos por vez. Aliás, até que todos saiam, a fêmea botará um a cada dois dias. Portanto, se você acha que sua calopsita vai botar ovo, saiba reconhecer os sinais.

Principais sinais físicos de quando a calopsita vai botar ovo

Primeiramente, você percebeu uma mudança nas fezes da sua calopsita? Mau cheiro ou um volume maior, por exemplo. Como os ovos e as fezes saem do mesmo lugar, é comum que esse seja o primeiro sintoma. Além disso, é possível perceber que a ave está mais pesada em decorrência disso também.

- Advertisement -

Por fim, outro sintoma físico é a agitação constante antes de botar: a fêmea agita as penas para que seu corpo se aqueça, de modo a facilitar que os ovos saiam.

Alguns sinais comportamentais

Ainda, existem alguns sinais comportamentais facilmente detectáveis. O primeiro sinal é o aumento de vocalização, uma vez que ela pode gritar com mais frequência e até choramingar. Além disso, ela pode se encolher no ninho ou no cantinho da gaiola. Nesse período, você pode oferecer jornais ou papel higiênico, já que ela precisará para melhorar o ninho para a chegada dos ovos.

As asas da calopsita podem tremer nesse período, bem como haver uma maior ansiedade por parte da fêmea. Nesse sentido, é comum que ela fique mais arisca, afinal, estará com dores e mais territorialista. Portanto, evite mexer muito com ela ou repreendê-la. Por último, o consumo de água pode aumentar. Dessa forma, disponibilize bastante para que ela se mantenha hidratada na hora de botar.

Leia mais: Cachorro perigoso: truques para reduzir a agressividade do seu pet…

Veja o gatinho Doce de Leite se escondendo para brincar com xuxinha de tutora

 

Comentários
Loading...