- Advertisement -

Descubra quem é o kakapo: essa ave que não voa e é ganhadora de prêmios

Uma ave especial e bonita

Descubra quem é o kakapo: essa ave que não voa e ganhadora de prêmios Foto - Pixabay
0 53

- Advertisement -

O kakapo  (do Maori kākapō, que significa ‘papagaio noturno’) é uma espécie de ave da família dos papagaios, ou melhor, uma ave incomum. Veja hoje (08/12) no blog My Pet do Folha Go quem é o kakapo, e quais são as características dessa ave.

Leia também: O que fazer para seu papagaio gostar de você? 5 dicas para amolecer o coração do pet

Conheça mais sobre a ave kakapo

- Advertisement -

Kakapo é uma raridade aviária: é o único papagaio noturno e não voador do mundo. Além disso, é o papagaio mais pesado. Nesse sentido, este papagaio gigante que vive na Nova Zelândia, é o único papagaio conhecido que é incapaz de voar. Perdeu a capacidade de voar por não ter predadores naturais, o que mudou quando outros predadores foram introduzidos pelas pessoas e quase os exterminaram.

Características do kakapo

kakapo
Descubra quem é o kakapo: essa ave que não voa e é ganhadora de prêmios Foto – Pixabay

Os kakapos são papagaios grandes e atarracados: os machos podem medir até 60cm e pesar entre 3kg e 4kg quando atingem a maturidade. Desse modo, eles possuem asas pequenas em relação ao seu tamanho, assim como ossos pequenos e pouco pronunciados no esterno.

Sobretudo, eles usam suas asas para equilíbrio e apoio, bem como para amortecer suas quedas ao pular de árvores. Ao contrário de outras aves terrestres e vivendo em um clima mais frio do que a maioria das espécies de papagaios, os kakapos podem acumular grandes quantidades de gordura corporal para isolamento e armazenamento de energia.

- Advertisement -

Cor da plumagem 

A cor de sua plumagem varia entre o esverdeado, semelhante à cor do musgo, com tons marrons e escuros, que facilitam sua camuflagem entre a densa vegetação das florestas da Nova Zelândia. Seu rosto é redondo, semelhante ao da coruja. Aliás, diz a lenda que os primeiros europeus, ao vê-los, confundiram-nos e chamaram-nos de coruja-papagaio.

Dessa forma, o contorno do bico do kakapo é povoado por uma espécie de bigode fino, que o animal usa para perceber o terreno enquanto caminha em busca de alimento, com pernas perfeitamente adaptadas para caminhadas e escaladas.

Eles têm um olfato excelente e exalam um cheiro agradável, semelhante ao cheiro da canela ou do iogurte com mel. Logo, alimentam-se de ervas e costumam ser animais muito curiosos. Além disso, eles gostam da companhia humana.

Portanto, essa ave rara é bonita e requer toda proteção ambiental. O que você achou?

Por fim, veja também: Quanto custa um papagaio? Saiba o preço e como ter uma ave legalizada

Será que cachorro convive bem com calopsita? Venha descobrir!

Comentários
Loading...