- Advertisement -

Devo castrar meu cachorro? E o gato? Veja quais são os benefícios e os cuidados

Este é um assunto sério que requer atenção e bom senso do tutor

Aprenda esses truques para eliminar os pelos de cães e gatos do sofá - 5 dicas especiais - CANVA Pro
0 142

- Advertisement -

A castração é um assunto que gera muitas dúvidas e deve ser considerada com atenção pelos tutores de cães e gatos. No entanto, ainda é um tema polêmico e que causa preocupações constantes, podendo surgir perguntais tais como: devo castrar meu cachorro? E o gato? Dessa forma, hoje (22/10) aqui no Blog My Pet trouxemos algumas informações valiosas e sobre a castração de cachorro e gato. Confira.

Devo castrar meu cachorro? E o gato? Por que é importante?

Um dos primeiros pontos a ser levado em consideração é a superpopulação de animais errantes nas cidades. Quando não existe um controle populacional, os animais ficam expostos e muitas vezes sofrem abandono, podendo inclusive morrer de fome ou ser fonte de doenças para humanos.

- Advertisement -

Além disso, tantos os cães como gatos machos quando não castrados e com acesso a rua, podem emprenhar fêmeas e marcar o território na vizinhança e causando transtornos e brigas com animais.

Dessa forma, a castração garante o bem-estar e segurança dos animais submetidos a esse procedimento médico.

Quando deve ser feita a castração?

Tanto os cães como os gatos devem ser castrados antes do primeiro ano de vida, ou seja, antes mesmo de apresentar cio, nos casos das fêmeas.

Devo castrar meu cachorro? E o gato? Veja quais são os benefícios e os cuidados
Devo castrar meu cachorro? E o gato? Veja quais são os benefícios e os cuidados – CANVA Pro

 

Leia também: Cachorro Pode Comer Ovo? Veja Agora Se É Possível E Dicas Super Interessantes

Os cães machos podem passar pela castração antes de completar a maturidade sexual, entre sete a dez meses de idade. Já as fêmeas, o ideal é que a cirurgia aconteça do primeiro cio, ou antes dos seis meses de idade.

Nos gatos, o ideal é que as fêmeas sejam castradas entre quatro e seis meses, e os machos entre seis e oito meses de vida. Embora, isso possa variar de animal para animal, ocorrendo mais cedo ou mais tardiamente.

Quais os procedimentos pós-cirurgia de castração

- Advertisement -

Por ser o ponto mais delicado na cirurgia, os cuidados em casa são fundamentais para uma boa recuperação do animal. Sendo portanto, nos primeiros dias, o animal deve ficar em repouso e evitar atividades e brincadeiras intensa, tudo isso para evitar a ruptura dos pontos.

Além disso, a região da incisão cirúrgica deve ser limpa diariamente, pelo menos uma vez por dia, até a retirada dos pontos. Caso o animal fique lambendo ou mordendo o local, você pode colocar no seu pet uma roupinha cirúrgica ou colar elizabetano, o famoso “cone da vergonha”.

Outro ponto bastante importante, é o que diz respeito aos medicamentos que seu animal poderá precisar. Assim sendo, o médico veterinário prescreverá a medicação para dor e bem como para prevenir infecções.

Lembre-se de respeitar os horários e as doses prescritas, pois são indispensáveis para a boa recuperação do seu pet.

Ademais, a recuperação tanto do cachorro como do felino ocorre em poucos dias, o que contribui para a qualidade de vida do animal.

Vantagens de castrar no meu cachorro ou o gato

Devo castrar meu cachorro? E o gato? Veja quais são os benefícios e os cuidados
Devo castrar meu cachorro? E o gato? Veja quais são os benefícios e os cuidados – CANVA Pro

 

Como já mencionamos a principal vantagem é o controle populacional de animais. No entanto, outras vantagens como a prevenção de câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas e problemas urinários e agressividade nos machos podem ser destacados.

Muitos tutores consideração como maior obstáculo para realizar a castração de seu pet o preço do procedimento cirúrgico nas clinicas veterinárias. Porém, hoje em dia muitas cidades do Brasil oferecem este serviço através dos Centro de Zoonoses. Sendo assim, se informe em sua cidade se este serviço está disponível e o realize assim que possível.

Lembramos ainda que, assim como qualquer procedimento médico, apenas médicos veterinários habilitados devem realizar castração de animais com segurança e qualidade, sem risco a vida do seu amigo.

Esse Doce leite é fofo demais, veja como ama brincar com xuxinha de cabelo!

- Advertisement -

Comentários
Loading...