Publicidade

Gato tigrado ou malhado: curiosidades que ainda não te contaram

Publicidade

...

Gato tigrado ou malhado: curiosidades que ainda não te contaram - Imagem: Canva

Hoje, 24 de novembro, no post do Blog My Pet do Folha GO, vamos te contar curiosidades sobre o gato tigrado ou malhado. Será que você sabe tudo desses bichanos? O fato é que eles fazem o nosso coração derreter de doçura!

Em primeiro lugar, vale dizer que o gato tigrado não é uma raça felina, ao contrário do que a crença popular faz pensar, mas apenas uma denominação dos pets que possuem essa pelagem. Portanto, siga lendo abaixo!

Publicidade

Leia mais: 5 motivos do gato ronronar; entenda sua importância na vida do felino e tutor

Gato tigrado: vantagem evolutiva – Pexels

Tabby: o gato tigrado

Primeiramente, vale dizer que o gato tigrado ou malhado possui esse tipo de pelagem como uma espécie de vantagem evolutiva. Isso significa que ao longo da história, o gato poderia se camuflar em árvores. Dessa forma, passava despercebido de presas maiores. Ao mesmo tempo, podia pegar presas menores desprevenidas. 

Além disso, este felino pode ser conhecido como Tabby. Como é de conhecimento geral, pesquisas associam o gato tigrado a um temperamento dócil. Portanto, este gatinho popular é bastante afetuoso!

Características físicas

Você já deve ter visto algum gato tigrado que possui aquela letra “M” na testa. Esta é uma das características do Tabby. Além dela, vale desfazer um mito. Algumas pessoas acreditam que um gato com este padrão de pelagem só pode ser macho. Contudo, isto é um equívoco: fêmeas também podem ter essa cor malhada ou tigrada.

Publicidade

Leia mais: Cachorro enrugado: conheça 3 raças que são fofas e encantadoras

Mau Egípcio

Este é um gato que realmente vem do antigo Egito. Daí também o mito de que o “Mau” seja uma referência ao “M” na testa do bichano. Além disso, ele era considerado um animal sagrado, sendo enterrado junto com faraós. Porém, o lado sombrio dessa história é que milhares de gatos podem ter sido sacrificados por conta disso, como uma espécie de oferenda aos deuses. 

Sokoke: conhece esse gato tigrado?

Por fim, falaremos do gato Sokoke, cuja origem é queniana. Como dito acima, o padrão de sua pelagem parece uma casca de árvore. Tanto é assim que na Quênia ele é chamado de “Khadzonzos”, ou seja, “casca”. Embora muitos pensem se tratar de uma raça selvagem, este gato africano tem um comportamento bastante afetuoso e gentil, buscando sempre o carinho dos seres humanos.

Veja essas fofuras de gatos convivendo

Publicidade
Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Alan Henrique Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota! 
VER 

Gab Piumbato: Jornalista, copywriter, revisor