- Advertisement -

Gato tonquinês: conheça essa raça que quebra paradigma entre os felinos

O gato tonquinês, ou Tonks, como foi apelidado, já foi chamado de siamês dourado

Gato tonquinês: conheça essa raça que quebra paradigma entre os felinos - Canva
0 84

- Advertisement -

Você já ouviu falar no gato tonquinês? Hoje (02/12) no post do Blog My Pet do Folha GO, vamos te dar um guia completo sobre essa raça felina que vem conquistando os corações dos gateiros brasileiros. Confira!

Leia mais: O que acontece quando um cachorro come uva? Veja o que o pet pode comer e não traz problemas

gato toquinês
O gato tonquinês adquiriu a vontade de comunicação do Siamês, mas com a docilidade vocal do Burmês -Canva

- Advertisement -

Gato tonquinês

Primeiramente, esta raça é resultado do cruzamento entre o Siamês e o Burmês. Ainda existe muito debate referente à data correta da origem desta raça, mas podemos garantir com segurança que desde 1960, no Canadá, essa mistura tem sido desenvolvida. Dessa forma, a intenção era criar um felino que não fosse tão vocal quanto os siameses – como você sabe, essa raça está entre as mais conversadeiras de todas!

Características físicas

- Advertisement -

O gato tonquinês, que é apelidado carinhosamente de Tonks, pesa em média de 3 a 5 quilos, com altura entre 20 a 25 centímetros. Sua pelagem, densa e curtinha, brilha tanto que inicialmente chegou a ser chamado de “siamês dourado”. As cores aceitas são o champanhe, o azul, o platinado e o natural. Por fim, vale dizer que os olhos serão sempre azuis ou verdes. 

Temperamento

Tal como os siameses, o gato tonquinês tem energia de sobra, para dar e vender! Porém, ao contrário daqueles, adora um colinho, podendo ficar mais tempo em cima do tutor. Também mia bastante, embora não alcance os níveis extraordinários do siamês. Da mesma forma, é brincalhão e travesso, adorando outros pets e crianças. Assim, sua capacidade para inventar diversão é fora de série, tanto quanto o amor e o carinho que exige e dá ao tutor. 

Extremamente saudável, o gato tonquinês tem uma expectativa de vida altíssima, de 15 a 18 anos. Ele não exige cuidados especiais, tendo bastante resistência natural. Apenas mantenha os cuidados básicos, escove-o de acordo com a indicação do veterinário e mantenha vacinas e vermifugação em dia para evitar problemas. 

Leia mais: Raça de cachorro maltês; curiosidades do pet pequeno e brincalhão que é super 

Escovando o pelo do Seth, meu gostosinho!

Comentários
Loading...