- Advertisement -

Gravidez psicológica em gatas: o que fazer para cuidar

A gravidez psicológica em gatas é algo raro, mas pode acontecer. Saiba os principais cuidados quando isso acontece

Gravidez psicológica em gatas. Fonte: Pexels
0 31

- Advertisement -

A gravidez psicológica em gatas é um tipo de problema raro de acontecer. É mais fácil acontecer com cadelas, porém, quando esse tipo de problema acontece, é preciso estar atento. Hoje (01/12) o blog My Pet do Folha Go vai mostrar por que isso acontece, quais os sintomas e o que você deve fazer!

Leia mais: Como Os Gatos Encontram O Caminho De Casa? Conheça O Fenômeo…

Gravidez psicológica em gatas. Fonte:Pixabay
Gravidez psicológica em gatas. Fonte: Pixabay

- Advertisement -

Como funciona a gravidez psicológica em gatas

Embora esse tipo de problema seja conhecido como gravidez psicológica em gatas, o nome correto é pseudociese. Veja, geralmente esse tipo de situação acontece em cadelas que foram castradas. Já em gatas, se dá devido a algum problema hormonal, principalmente após o cio da gata.

A gravidez psicológica é mais rara em gatas justamente pela diferença do ciclo estral, em comparação com o das cadelas. Por exemplo, as cadelas ovulam espontaneamente, enquanto uma gata precisa que ocorra a cópula para que sua ovulação seja estimulada. Durante a fase lútea da gata, a produção da progesterona só vai ocorrer depois da ovulação. Sendo assim, isso fica mais raro de acontecer porque depende de uma cópula sem fecundação.

Conheça os sinais de pseudociese

Agora que você já sabe que o nome correto desses casos é pseudociese, é preciso identificar os sintomas desse problema. Veja, esse é um momento muito delicado para a gata, pois ela realmente pode agir como se estivesse grávida. Portanto, como dono da gata, você precisa ter paciência com ela, assim como dar muito carinho e espaço. Veja alguns sinais comuns:

  • a gata fica muito agressiva e irritada com todos;
  • começa a produzir leite;
  • ela pode adotar outros filhotes ou objetos pequenos que tenha em casa;
  • fica em um cantinho mais quieta, como se fosse ter um filhote.

- Advertisement -

O que você deve fazer quando ocorre a gravidez psicológica em gatas?

A primeira a coisa a se fazer é respeitar o espaço da gata. Se ela está muito irritada ou inquieta, deixe-a ficar no cantinho. Às vezes, ela pode não querer comer, então, não adianta forçar. Proporcione um ambiente calmo e, quando ela der abertura, faça muito carinho para acalmá-la.

Gravidez psicológica em gatas. Fonte: Pexels
Carinho e respeito nesse momento são fundamentais para ajudar a sua gatinha. Fonte: Pexels

Consulte o veterinário nesses casos

Se você identificou esses sintomas, não tente tratar da gatinha sozinho. É muito importante que ela seja levada para um médico veterinário. Assim, ele poderá fazer os devidos exames para confirmar se o caso é de gravidez real ou psicológica.

Além disso, talvez seja necessário tratar as mamas da gata, já que o acúmulo do leite pode causar mamite. Por fim, para que a pseudociese não volte, o recomendado é a castração do animal.

Leia mais: Como Deixar Os Pets Mais Relaxados Com Dicas Naturais E…

Doce de leite se esconde para brincar com xuxinha de cabelo e se diverte com tutora:

 

Comentários
Loading...