Massa básica para salgadinhos: anote essa daqui e arrase nos quitutes

Quem não gosta de um salgadinho de festa? Esse passo a passo aqui vai te ajudar muito

Muitas vezes, preparar aquele salgadinho de festa pode não ser uma tarefa fácil. A massa não dá o ponto ou algo não sai como esperado. No entanto, seus problemas acabaram, pois hoje (06/11) o blog Folha Go veio ensinar a fazer uma massa básica para salgadinho de festa.

Então, a receita dessa massa básica para salgadinho é bem simples. Em torno de  45 minutinhos você finaliza. Ela também vai render bastante, cerca de 45 porções, mas tudo depende do tamanho que irá fazer os salgadinhos. Todos os ingredientes utilizados na receita são de fácil acesso.

Você também pode gostar de: Pão integral: gostoso e simples de preparar; saiba agora como fazer

Onde surgiu a coxinha?

Já que estamos falando de salgados em geral, porque não saber um pouco da história dos mais famosos do salgadinho, a coxinha. Como já podemos imaginar, essa delícia é um salgado tipicamente brasileiro, mas também é comum em Portugal.

A coxinha, tal qual em sua forma atual, tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo. De acordo com historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.

A massa inicial é um pouco diferente da que estamos acostumados atualmente, feita com massa de batata, a coxinha é tradicionalmente recheada com carne de frango cozida e desfiada. Podendo ter também a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, ou o catupiry, junto ao frango.

Leia também:  Tapioca recheada com frango: jantar rápido e nutritivo em apenas 15 minutos

O que você vai precisar para a massa básica para salgados

Então, para preparar essa receita, você vai precisar de:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de caldo de frango(água do cozimento ou caldo knorr)
  • 2 xícaras (chá) leite
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • sal a gosto
  • colorau ou massa de tomate
massa básica para salgadinho
De fato, a massa básica para salgadinho de festa é uma receita coringa para bombar suas festa. (Imagem: Pixabay)

Como fazer essa delícia de massa

Comece colocando em uma panela o leite ,o caldo de frango, a margarina, a salsinha, o colorau ou massa de tomate. Depois, deixe em fogo baixo até a margarina derreter.
Mexa e veja se precisa de mais sal. Então, mantenha em fogo baixo e quando levantar fervura adicione a farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau até a massa se soltar do fundo da panela.

Continue mexendo mais um pouco e deposite a massa em uma superfície fria para trabalhar ela. Mas antes, espere que ela esfrie um pouco e parta em 4 pedaços. Por fim, sove a massa antes que esfrie totalmente, isso vai evitar que os salgadinhos rachem na hora de fritarem.
Essa massa serve para coxinhas, risoles, bolinhas de queijo, enroladinho de salsicha etc.

Enfim, a receita dessa massa básica para salgadinho está finalizada, agora é só você escolher o recheio para o seu salgado e aproveitar muito. Ela é a massa coringa para a maioria dos salgados que você come em festa. Aproveite como preferir e bom apetite.

Então, continue lendo em nosso blog: Bolo de coco mais fácil que esse? Impossível; confira a receita.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies