
O que você vai saber!
Supreendentemente grande, o peixe-boi-marinho é um animal mamífero muito dócil e cheio de características diferentes que você precisa conhecer! Descubra mais hoje (11/12) no Blog My Pet do Folha Go. Veja!
Leia mais: Carinho no gato idoso: veja como lidar com seu pet e agradar em cheio em 5 passos
Quem é o peixe-boi-marinho?

O peixe-boi-marinho é um mamífero aquático da ordem Sirenia, da família Trichechidae. Entretanto, também é conhecido como gigante das águas, porque ele pode chegar a 4 metros de comprimento e pesar mais de 600kg. Mas tudo isso é apenas tamanho, pois ele é extremamente dócil!
No que respeita às suas características físicas, ele possui uma pele grossa e pelos espalhados de cor acinzentada, com unhas nas nadadeiras. Além disso, costuma viver muito bem por mais ou menos 60 anos.
Entretanto, a sua reprodução é muito lenta: uma fêmea fica em gestação por 1 ano e só vai acontecer outro parto de peixe-boi-marinho daí a 4 anos. Desse modo, devido aos problemas climáticos e à poluição dos rios, que é o seu habitat natural, ele está sendo cada vez menos visto.
A alimentação do peixe-boi-marinho são as plantas marinhas. Portanto, ele consegue consumir até mais ou menos 15kg de comida por dia, mas não é tudo de uma vez: ele passa boa parte do dia comendo e pode levar até 8 horas para fazer suas refeições. Em outras palavras, nada de pressa na hora de comer!
Como todos os outros animais, o peixe-boi-marinho também tem a sua importância ecológica. No caso, ele ajuda a equilibrar o habitat das águas onde vive. Isso ocorre porque o volume de comida que ele ingere diariamente é muito grande, e isso controla o crescimento das plantas marinhas, evitando que elas tomem conta das águas.
Onde encontrar o peixe-boi-marinho?
Este animal gosta muito de águas mais rasinhas e lentas. Por isso, rios e áreas costeiras são os seus lugares preferidos. Assis, ele pode ser encontrado nas águas do Oceano Atlântico, próximo às costas dos Estados Unidos, assim como no litoral norte do Brasil.
E aí, gostou de conhecer o peixe-boi-marinho? Conte para nós nos comentários!
Leia mais: Dicas de roedor mais dócil para alegrar sua vida: aprenda como cuidar e mimar a Chinchila