O que você vai saber!
Você sabe como dar banho e quais produtos usar no seu porquinho da Índia? Hoje (06/12) no My Pet do Folha Go falaremos sobre a forma correta de dar banho nesse pequeno roedor. Assim, seu pet terá um momento tranquilo e prazeroso. Então, venha conosco e siga as dicas!
Leia mais: Como criar um mini porco em apartamento? Dica está imperdível para você saber tudo

A hora do banho no porquinho da Índia
Todos sabem que os porquinhos da Índia são fofos, carismáticos e adoram brincar. Mas você sabe como dar banho de forma correta nesse pequeno roedor? É fato que ele costuma cuidar da própria limpeza, mas, apesar da necessidade de banho não ser diária, é preciso sim cuidarmos da higiene desse pet para manter a saúde dele em dia.
Quando dar banho?
O porquinho da índia é um animal muito sensível. Assim, ele se estressa com facilidade. Por isso, é indicado o banho somente quando ele estiver realmente bem sujo. Por outro lado, os pelos desses pequenos roedores podem embolar com facilidade. Desse modo, o banho é recomendado a cada dois meses.
Sabonete normal para o porquinho da Índia?
Não pode. O sabonete normal de uso humano tem componentes que podem causar alergias nesse pequeno roedor. Dessa maneira, o ideal é que seja utilizado shampoo específico para porquinho da Índia.
Outros cuidados
Primeiramente, você precisa ter muita paciência e ser muito cuidadoso. Acostume o seu roedor desde filhote à rotina de banho. No entanto, caso você não tenha costume ou experiência, o ideal é que o leve a um profissional da área.
Escolha um shampoo hipoalergênico ou neutro. Proteja os ouvidos dele com algodão e molhe somente do pescoço para baixo. Limpe a cabeça somente com um pano macio e úmido. Após a limpeza com shampoo, enxague bem. A temperatura da água deve ser morna. Você deve secar bem com um pano macio. Finalize com um secador silencioso.
De todo modo, deve-se ter em mente que o hábito do banho realmente não é obrigatório e, se seu porquinho da índia não tiver costume, pode ser estressante. No entanto, é importante você pode manter o equilíbrio, preservando limpo o local de habitação dele, com os pelos sempre escovados e uma limpeza com soro fisiológico quando necessária.
Veja também: Veja 3 animais exóticos de estimação; você vai se surpreender com as dicas e curiosidades