- Advertisement -

Descubra agora qual raça de cachorro tem menos doenças

Essas 3 raças são as mais saudáveis; conheça agora

Qual raça de cachorro tem menos doenças? Essas 3 raças são as mais saudáveis; conheça agora. Fonte: Pixabay
0 32

- Advertisement -

Quando o assunto é raça de cachorro, as diferenças são enormes, e um aspecto que varia bastante é a saúde geral de cada uma delas. Quer saber quais são as raças de cães que menos têm doenças? Então acompanhe o que preparamos hoje (04/12), aqui no blog MyPet do FolhaGo. Confira!

Veja mais: Cachorro Independente Para Apartamento: 3 Raças Incríveis E Calmas

Shiba Inu
Shiba Inu é uma das raças mais saudáveis e antigas que existem. Fonte: Pixabay

- Advertisement -

Raça de cachorro: por que algumas têm mais doenças que outras?

É comum que diferentes raças tenham distintas expectativas de vida e sejam mais predispostas a algum tipo de doença. Um fator que interfere bastante na expectativa de vida, por exemplo, é o tamanho: cães maiores geralmente vivem menos que os menores. Outro fator bastante significativo é a forma como a raça foi desenvolvida, ou seja: se foi por seleção natural ou artificial.

A seleção artificial, infelizmente, pode trazer bastantes riscos à saúde do cão. Isso porque o cruzamento direcionado busca, na maioria das vezes, satisfazer gostos estéticos que podem ser prejudiciais aos cães. Cachorros de focinho achatado, como o pug, estão mais propensos a doenças respiratórias ou de dentição.

Mas afinal, quais raças são mais saudáveis? A primeira pista você já tem: as mais antigas e oriundas de seleção natural. Confira nossa lista:

Veja também: 10 Motivos Para Ter Um Cachorro SRD: Esse Vira-Lata Vai Te Conquistar De Vez

1. Boiadeiro Australiano

Essa raça entra na lista por pertencer a ela o recorde de cão mais longevo já registrado: 29 anos. O mais curioso é que não se trata de um cão pequeno, mas sim de porte médio.

Esses cachorros são muito ativos, enérgicos e bastantes leais aos donos. Essa raça foi domesticada originalmente para cumprir a função de pastoreio do gado bovino, mas hoje em dia são ótimos cães de companhia.

- Advertisement -

2. Shiba Inu

De origem japonesa, o Shiba Inu é considerado uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Para se ter ideia, já foi encontrado fóssil de um cão similar a ele datado de 5 mil anos atrás!

Esse cão é símbolo da família imperial japonesa, e o dito popular do país afirma que ele traz sorte ao dono. A expectativa de vida deles é de 15 anos, mas há registro de um cão dessa raça que viveu até os 26.

3. Basenji – raça de cachorro peculiar

Outra raça muito antiga é a Basenji. De origem centro-africana, esses cães são muito peculiares: latem pouco e são muito higiênicos, parecidos com gatos nesse aspecto. Essa raça é bastante saudável e resistente, sendo ótimos cães de guarda.

Menção honrosa: vira-lata!

Não é mito: cachorros sem raça definida costumar ser os mais saudáveis. Isso porque, como a genética é bem variada, tendem a ter menos predisposição a doenças hereditárias. Isso não significa, é claro, que não precisem de cuidados.

Na verdade, o que mais interfere na saúde de um cão é o ambiente em que ele vive. Independentemente da raça, o importante é ter um dono atencioso, que conheça as necessidades do melhor amigo e busque tratamento a qualquer sinal de doença.

Confira ainda: Cachorro Envelhecendo: Confira 5 Sinais De Que Seu Cachorro Está Velhinho

Chegada de um novo cão na família

Comentários
Loading...