Raça de cachorro Xoloitzcuintle: conheça a lenda do cão que nos protege de espíritos

Um dos cachorros mais antigos do mundo, foi considerado um guardião místico pelos Aztecas.

Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nessa quarta-feira (27/10) prepare-se para conhecer, no Blog My Pet do Folha Go, um dos cachorros mais antigos no planeta Terra, o lendário Xoloitzcuintle – conhecido como o cão pelado do México. Muitos o chamam de cachorro Xolo e é um pet famoso nas telinhas de cinema, além de super protetor, de acordo com o povo da antiguidade. Ficou curioso? Descubra mais segredinhos desse animal sem pelo.

Origem do Xoloitzcuintle

Existem registros desse ancestral canino há 7 mil anos, nas regiões da América Central, principalmente no México, daí a origem do seu nome.

Quando Colombo, e outros europeus, desbravaram as Américas acreditaram que o Xoloitzcuintle poderia ser um cavalo anão, por causa da sua peculiar pelagem “careca”.

Veja também: Cachorro Pode Comer Ovo? Veja Agora Se É Possível E Dicas Super Interessantes

Praticamente pelado de pelos, o cachorro Xolo pode ter uma pelagem mais expressiva na sua cabeça, na região do focinho e manchas perceptíveis pelo corpo, brancas ou rosas. Uma aparência considerada exótica que tem despertado o amor de vários pessoas.

Continua depois da publicidade

Seu porte varia, chegando até 60 cm de altura, e são bastante leves, pesando entre 4 a 25kg. Sua expectativa de vida é razoável, podendo viver cerca de 15 anos de idade.

Continua depois da publicidade

O valor de um filhote de Xoloitzcuintle, por serem pet estrangeiros e muitas vezes importado, inicial é de R$ 1.600 indo até R$ 4.000. Você podo encontrar o contato de canis por sites, mas lembre-se, é crime a compra pela internet!

Faça contato com criadores, certifique-se do cuidado dos filhotes, origem, documentação, certificados e confiabilidade antes de realizar sua aquisição. E, apenas tenha um bichinho em casa ciente do amor, cuidado e atenção que eles merecem.

cachorro xolo brincando
O Xolo é considerado um animal sagrado | Canva

Mais curiosidades sobre o cachorro pelado mexicano

Extinção da raça Xoloitzcuintle

Esses pets quase chegaram a extinção, pois os Astecas ingeriam sua carne. E mais, faziam sacrifícios dos animais para os deuses astecas em suas rituais com frequência, acreditando

Deus Xoloti

No período pré-Hispanico, no México, o Xoloitzcuintle era cultuado como o representante do Deus Xolotl, acreditavam que sua presença podia proteger as pessoas de espíritos do mal. Ele seria uma divindade, o guia dos mortos, para o descanso eterno.

No cinema

No filme Viva – A vida é uma Festa, a raça Xoloitzcuintle é retrata nessa adorável obra da Pixar.

Leia mais e Conheça o cão sagrado Xolo: Tesouro Nacional do México

Enfim, conheça também uma gata que conversa de verdade, no vídeo de hoje!

Carregando comentários aguarde...
...
...