Quer conhecer animais que voam sem ter asas? Clique e saiba mais

Répteis e até peixes possuem essa habilidade

Foto do revisor (Nic Ribeiro)
Revisado por: (Nic Ribeiro)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Existem animais que voam sem ter asas? Que história é essa? Pois é, essa é a curiosidade que o My Pet do Folha GO vai tirar hoje (19/01). Mamíferos, répteis e até peixes são considerados voadores. Assim como as aves, também podem adquirir essa habilidade. Saiba quais neste conteúdo.

Quais animais que voam sem ter asas?

animais que voam sem ter asas
Algumas espécies de esquilos podem voar | Pixabay

É possível voar sem ter asas? No caso de alguns animais, sim. Existem espécies que possuem um corpo adaptado não necessariamente para levantar voo, mas para planar. Em grande parte, eles precisam partir de um lugar alto. Assim, conseguem encarar grandes alturas sem cair e se machucar.

Segundo especialistas, essa habilidade é comum e acontece em algumas situações: quando o animal precisa caçar, para fugir do perigo, entre outras situações. Veja quais são esses animais que voam sem ter asas.

Esquilo-voador

O esquilo-voador do grupo Pteromyini é capaz de voar facilmente. Tudo por causa da pele que une seus braços e pernas. Além disso, a cauda ajuda a dar sustentação na hora de planar. Essa espécie é tipicamente arborícola e de hábitos noturnos. É muito esperto e não gosta de ficar no solo, já que para voar precisam estar em lugares altos.

animais que voam sem ter asas
Peixe-voador | Canva PRO

Peixe-voador

Pois é, existem espécies de peixes que voam também. O Exocoetus Volitans é um peixe de 25 centímetros de comprimento, com corpo em cor cinza e azul. Nesse caso, as asas são as barbatanas laterais, que permitem um voo de até 70 km por hora. Mas, para conseguir voar e atingir essa habilidade, ele precisa nadar rápido e “pegar embalo”.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Quando o gato sossega? Acompanhe as fases do seu pet e saiba quando fica idoso

animais que voam sem ter asas
Cobra-voadora | Canva PRO

Cobra-voadora

Na linha de répteis planadores, está um tipo de cobra conhecido como Chrysopelea Paradisi. É uma serpente que vive em árvores e habita florestas tropicais. O corpo cilíndrico permite a esse animal planar e deslizar no ar. Desse modo, ele consegue passar de uma árvore para outra rapidamente. Além disso, a habilidade permite caçar presas com destreza.

animais que voam sem ter asas
Galeopiteco | Canva PRO

Galeopiteco é um dos animais que voam ser ter asas

Por fim, essa espécie de lêmure também ama voar de uma árvore para outra. Assim como o esquilo-voador, possui uma membrana que une patas dianteiras e traseiras. É um mamífero de hábitos noturnos, que adora escalar os troncos das árvores. Por isso, odeiam ficar no solo, local em que são presas fáceis.

Enfim, esses são alguns animais que voam sem ter asas. Incrível, não é? Até mais.

Leia mais: Por que o gato mia depois de comer? Dicas para nutrir e deixar o pet saudável

Alimentando os pets

Carregando comentários aguarde...
...
...