O que você vai saber!
Existem animais que voam sem ter asas? Que história é essa? Pois é, essa é a curiosidade que o My Pet do Folha GO vai tirar hoje (19/01). Mamíferos, répteis e até peixes são considerados voadores. Assim como as aves, também podem adquirir essa habilidade. Saiba quais neste conteúdo.
Quais animais que voam sem ter asas?

É possível voar sem ter asas? No caso de alguns animais, sim. Existem espécies que possuem um corpo adaptado não necessariamente para levantar voo, mas para planar. Em grande parte, eles precisam partir de um lugar alto. Assim, conseguem encarar grandes alturas sem cair e se machucar.
Segundo especialistas, essa habilidade é comum e acontece em algumas situações: quando o animal precisa caçar, para fugir do perigo, entre outras situações. Veja quais são esses animais que voam sem ter asas.
Esquilo-voador
O esquilo-voador do grupo Pteromyini é capaz de voar facilmente. Tudo por causa da pele que une seus braços e pernas. Além disso, a cauda ajuda a dar sustentação na hora de planar. Essa espécie é tipicamente arborícola e de hábitos noturnos. É muito esperto e não gosta de ficar no solo, já que para voar precisam estar em lugares altos.

Peixe-voador
Pois é, existem espécies de peixes que voam também. O Exocoetus Volitans é um peixe de 25 centímetros de comprimento, com corpo em cor cinza e azul. Nesse caso, as asas são as barbatanas laterais, que permitem um voo de até 70 km por hora. Mas, para conseguir voar e atingir essa habilidade, ele precisa nadar rápido e “pegar embalo”.
Leia mais: Quando o gato sossega? Acompanhe as fases do seu pet e saiba quando fica idoso

Cobra-voadora
Na linha de répteis planadores, está um tipo de cobra conhecido como Chrysopelea Paradisi. É uma serpente que vive em árvores e habita florestas tropicais. O corpo cilíndrico permite a esse animal planar e deslizar no ar. Desse modo, ele consegue passar de uma árvore para outra rapidamente. Além disso, a habilidade permite caçar presas com destreza.

Galeopiteco é um dos animais que voam ser ter asas
Por fim, essa espécie de lêmure também ama voar de uma árvore para outra. Assim como o esquilo-voador, possui uma membrana que une patas dianteiras e traseiras. É um mamífero de hábitos noturnos, que adora escalar os troncos das árvores. Por isso, odeiam ficar no solo, local em que são presas fáceis.
Enfim, esses são alguns animais que voam sem ter asas. Incrível, não é? Até mais.
Leia mais: Por que o gato mia depois de comer? Dicas para nutrir e deixar o pet saudável