O que você vai saber!
Se você também quer saber como os felinos encontram o caminho de volta, acompanhe a matéria de hoje, 30 de novembro de 2021 aqui no Blog My Pet. Portanto, não deixe de conferir tudo sobre o “psi-viagem” dos gatos e outras curiosidades.
Leia também: Gato marca território com fezes: conheça esse comportamento do felino

Psi-viagem Felina: o que é?
Que os gatos possuem dons especiais, todos nós já sabemos. Estes seres são cheios de surpresas e nunca sabemos tudo sobre seu comportamento ou personalidade.
Assim, já ouvimos falar sobre a capacidade que os gatos têm de achar o caminho de casa, mesmo depois de algum tempo perdido.
Mas como eles conseguem? Será que possuem um super poder? A resposta é um pouco mais complexa do que isso, envolvendo muita ciência e até mesmo um pouco de misticismo.
Bom, para entender como os felinos acham o caminho de volta recorremos à neurociência e ao comportamento animal.
Dessa forma, podemos dizer que as capacidades mentais dos gatos são bem desenvolvidas. Portanto, eles possuem o que muitos acreditam ser uma memoria olfativa, bem como visual.
Assim, eles usam um conjunto de sentidos que funcionam de forma complementar para memorizar o ambiente que estão explorando, que de certa maneira possuem odores e características específicas.
Habilidades que vem do berço
Desde o nascimento, os filhotes aprendem a usar essa capacidade e costumam retornar para o “ninho” apenas sentindo os odores concentrados de sua mãe e irmãos.
Enquanto o gato caminha, ele é capaz de captar os cheiros conhecidos e redirecionar-se para o seu local de segurança ou sua casa.
Em associação ao seu olfato apuradíssimo, muitos especialistas em comportamento animal acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para se localizarem e acharem o caminho de volta.
Somando a isso, os cientistas defendem a presença de células magnéticas na estrutura do cérebro felino que atuam como uma bússola no seu corpo.

Este é o que chamamos de “psi-viagem” dos gatos, talvez um dos mais poderosos GPSs do reino animal.
Contudo, esse não é uma exceção entre os animais, pois muitas espécies usam de habilidades próprias para acharem seus lares.
A exemplo disso, os peixes, em especial o Salmão, que usam o magnetismo da terra e seu olfato para retornarem ao seu local de nascimento.
Eles fazem isso para depositar seus próprios ovos, o que acontece também com muitas espécies de quelônios.
Mas lembre-se, apesar dessa super capacidade de achar o caminho de volta para casa, os felinos ficam expostos a vários perigos e podem acabar doentes, feridos ou até mesmo mortos. Portanto, cuide para que seu gatinho esteja protegido dentro de casa.
Ademais, confira também: Gatinho miando rouco: saiba se é grave e o que deve fazer para ajudá-lo
Conversa de gata
Gata conversa com turista e após o bate-papo vira o centro das atenções.