Dieta crua para pets: riscos e benefícios urgentes para ficar bem informado

Saiba tudo sobre alimentação natural para pets

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nessa segunda-feira, 29 de novembro de 2021 aqui no Blog My Pet vamos conversar um pouco a dieta crua para pets e quais os seus benefícios e desvantagens. Portanto, não deixe de conferir.

Leia também: Pode dar cenoura para gatos? Aprenda também 3 receitas de petiscos naturais para seu felino

Dieta crua para pets: riscos e benefícios urgentes para ficar bem informado
Dieta crua para pets: riscos e benefícios urgentes para ficar bem informado – CANVA Pró

Dieta crua para pets: o que é?

Alimentação natural para pets tem sido um assunto bastante debatido nos últimos tempos, pois cada vez mais tutores aderem a esse tipo de dieta para seu pet.

Assim, o fornecimento de alimentos crus aos pets pode ser devido ao gosto e preferência do tutor ou como recomendação médica veterinária, devido a certas doenças, por exemplo.

A base das dietas naturais consiste em carne crua, órgãos (rins, fígado, entre outros), ossos (inteiros ou moídos) e cartilagem, complementando a refeição com alguns vegetais e ovos crus.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, espera-se chegar o mais próximo possível do que o animal comeria na natureza.

Continua depois da publicidade

Entretanto, essas refeições podem ser preparadas em casa ou adquiridas em lojas físicas, como também em lojas online, ainda podendo ser encontradas na forma de preparados liofilizados ou congelados.

Vantagens e Desvantagens

Ao falamos de dietas, é muito importante que levemos em consideração vários aspectos dessa decisão. Pois como sabemos a nutrição está intimamente ligada à saúde.

Dessa forma, precisamos garantir que a alimentação que damos aos nossos pets é a que trará benefícios e melhorará a sua saúde.

Assim sendo, confira a seguir algumas vantagens e desvantagens que necessitam de sua atenção antes de começar a fornecer uma dieta natural para o seu pet.

Mais disposição e energia

Alimentação natural visa imitar o que os nossos animais comeriam na natureza, dessa forma, são mais digeríveis.

Isso permite maior disposição, energia e beneficiam o sistema imunitário, causando poucas alterações no sistema digestivo.

Dieta com maior palatabilidade

Alimentos crus são muito mais saborosos para o seu pet do que um alimento seco. Assim sendo, é uma alternativa para pets que rejeitam as rações secas.

Melhora a saúde da pele e do pelo

Por ser rica em ácidos benéficos ao organismo, a dieta natural favorece a saúde da pele e proporciona um pelo mais brilhante.

Dentes mais limpos

Como consequência da mastigação de ossos crus há a remoção a eliminação da placa dentária e do tártaro, pela fricção e constante atrito dos ossos nos dentes.

Menos fezes

Como já mencionamos alimentos crus são mais digeríveis, e, por isso, seus componentes tendem a ser absorvidos em maior quantidade. Consequentemente, a quantidade de fezes é bem menor.

Dieta pouco equilibrada

Quando estas dietas são implementadas sem a ajuda de um especialista em nutrição animal, é difícil atender todas as necessidades nutricionais dos pets, apesar dos efeitos das deficiências em nutrientes normalmente demorarem a instalar-se, podem ter serias consequências.

Portanto, consulte um especialista em nutrição animal para adequar a composição da dieta do seu pet.

Risco de infeções

Alimentos podem ser um ótimo meio de infecções provocados por microrganismos. A carne crua, por exemplo, pode abrigar diversos parasitas e bactérias causadoras de doenças aos seus pets.

Dessa forma, ter garantia de qualidade dos ingredientes, manipular corretamente estes produtos e ter cuidado na conservação dos mesmos é essencial para a saúde dos pets e também para a nossa, seres humanos.

Complicações digestivas

Embora os ossos na dieta natural sejam importantes, pois são fonte de cálcio e aplicam efeito mecânico nos dentes, eles também podem trazer complicações.

Como é o caso de fraturas nos dentes dos pets enquanto estes mastigam ou engolem, podem causar obstruções no trajeto digestivo.

Além disso, ao engolir pequenos pedaços ou lascas de ossos, o animal pode ter feridas na boca ou em órgãos digestivos internos. Em casos mais graves podem ocorrer perfurações internas, podendo levar à morte do animal.

Ademais, confira também: Adotar dois cães: saiba mais sobre raças que combinam entre si para fazer a escolha certa

Conversa de gata

Gata conversa com turista e após o bate-papo vira o centro das atenções.

Carregando comentários aguarde...
...
...