Não caia em golpe de doação de pet: veja como funciona e tome cuidado

Já sabe da onda de golpes que estão aplicando com suposta "doação pet"? Confira como não cair nessa

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Hoje, 02 de janeiro, o Blog My Pet do Folha Go está aqui para te falar de um assunto muito importante: golpe de doação de pet. Já sabe dessa? Vem conosco e confira como não cair nessa cilada. Aqui você vai ficar por dentro dessa triste realidade que tem feito muitas pessoas enganadas e frustradas com essa prática.

Leia também:Você sabe quais animais são símbolos natalinos? Confira

golpe de doação pet
Afinal, como é esse golpe de doação de pets ?- fonte: Canva

Como é o golpe de doação pet?

Pois bem, será que você já recebeu mensagens e posts de pessoas pedindo ajuda urgente para pets na internet? São depósitos bancários para ajudar a cobrir cirurgias, tratamentos, custos de rações e todo e qualquer tipo de gastos pets. Assim sendo, tenha muito cuidado com esse tipo de publicação e apelo.

Infelizmente, a cada dia surgem mais golpes nessa área. E pessoas comovidas com a “situação de pobres pets” acabam fazendo doações financeiras a pessoas que não tem pet algum. Então, os golpistas utilizam o dinheiro como bem entendem, não atendendo a nenhuma causa animal.

Outra situação real que ocorre também,  é a de pessoas “venderem” pets de raça. Enfim, eles solicitam pagamento antecipado para o custo do envio etc. Então, não caia no golpe e fuja dessas negociações suspeitas.

Continua depois da publicidade

E se for verdade, como posso ajudar?

A princípio, o correto é procurar ajuda locais oficiais. Entre eles, os abrigos presentes na cidade em que os animais se encontram. Toda cidade tem esses centros de auxílio e abrigo animal. Ademais, eles sempre verificam a veracidade da informação do pet doado.

Continua depois da publicidade

Contudo, é óbvio que se for um amigo, parente ou alguém que você realmente conheça, é importante mensurar meios de ajudar.

De fato, ajudar é sempre muito importante. No entanto, devemos ser prudentes e averiguar a veracidade das informações. Então, não faça qualquer depósito ou transferência aleatório. E mais,  nem passe informações como dados de seu cartão de crédito a ninguém. Em caso de alguma atitude suspeita, denuncie aos órgãos competentes da sua cidade.

Como prevenir e evitar cair nesse golpe?

A maior prevenção é a informação. Sabendo da existência desses tipos de golpes você estará sempre alerta. E, caso você seja alvo de algum esquema desses, já sabe o que fazer.

Além disso, se você se preocupa com a causa animal e gosta de poder ajudar, procure locais na sua cidade. Basta localizar as organizações de proteção e cuidados aos animais e se informar sobre a veracidade delas. Conheça mais sobre como funcionam e visite os locais.

Repasse das organizações

Geralmente as pessoas que precisam de ajuda recorrem a essas organizações. De fato,  com a finalidade de receber ajuda antes mesmo de divulgar por conta própria na internet. Dessa maneira, as próprias organizações podem se certificar da veracidade das informações antes de passar para seus seguidores.

Fique atento!

Antes demandar qualquer quantia, siga algumas dicas importantes:

  • entre em contato com a pessoa e oriente ela a entrar em contato com as organizações possíveis para ajudar;
  • se forem pedidos falsos, eles terão receio de entrar em contato com eles ou nem mesmo o farão. Seja por medo de receberem uma visita ou serem fiscalizados.
  • Caso não seja possível conhecer o animal que precisa de ajuda ou ver se o local é real, ofereça apenas o item pedido, como ração ou medicamento, por exemplo;
  • e caso seja pagamento para tratamento veterinário, peça o nome da clínica, e em seguida ligue lá;
  • logo, certifique-se de que este animal está em tratamento; ou ao menos, que a clínica chegou a consultá-lo passando um valor de um tratamento continuado.
  • Caso seja a solicitação de um valor para a primeira consulta, marque você mesmo a consulta. Enfim, escolha o local e informe que o pagamento será efetuado por você diretamente na clínica.

As opções de proteção da sua boa vontade variam de acordo com a situação que chegará até você. Mas, certamente as que colocamos aqui neste post te ajudarão em algum momento.

golpe de doação de pets
Entenda mais do golpe de doação de pets – fonte: Canva

As autoridades relatam a dificuldade de pegar esses criminosos devido a ação virtual. Contudo, é total dever da população denunciar e ajudar no combate dessas ações. Por fim, ajude compartilhando este conteúdo para que o maior número possível de pessoas não caia no golpe de doação pet.

E você deve  denunciar para o número 181, esse é o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além disso, pode acessar o site da polícia e fazer Boletim eletrônico também.

O Blog My Pet repudia e combate todo e qualquer tipo de golpe envolvendo pets. Portanto, lembre-se: a informação tem um poder enorme e pode prevenir e evitar que outras pessoas caiam nessa.

Leia mais:Cão Mais Caro Do Mundo; Veja Quais São Essas Raças

Veja ainda esse passeio de pets

Carregando comentários aguarde...
...
...