Olho de gato e significado das cores: conheça mais do universo pet

O olho de um gato sempre é um mistério! Saiba mais sobre este mágico olhar

Foto do revisor (Thamyris Aquino)
Revisado por: (Thamyris Aquino)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Quem nunca ficou hipnotizado pela beleza do olho de gato? Mas será que há mais por trás daqueles olhos? É apenas beleza ou tem mais explicações? Bom, estas e outras respostas você vai descobrir hoje, dia 18 de dezembro, no Blog My Pet, da Folha Go. Dá só uma olhada e desvende este mistério!

Leia mais: Descubra como a lagarta faz a seda e mais 3 curiosidades desse animal artista

olho de gato
Saiba mais sobre estes olhos que hipnotizam! – Pixabay

Olho de gato: o que você precisa saber?

Primeiramente, você precisa saber que não é apenas beleza, mas também sobrevivência! Além disso, nos transmite informações importantes sobre o estado de espírito do felino, se está triste, irritado… Vamos entender mais desta característica marcante!

Qual a importância do olho de gato?

Nesse sentido, muito além de apenas enxergar, o olho de gato ajuda a espécie a caçar, por exemplo. Isso é justamente pelo tamanho, também! Eles captam os movimentos muito mais rápido e têm uma visão noturna abundante.

Além disso, os olhos têm uma camada atrás da retina que permite funcionar como um espelho. Assim, reflete luz à medida que ela encontra os olhos. Esta é a membrana que faz os olhos dos felinos brilhar à noite. Por último, é preciso saber que o músculo da íris de um gato se contrai na vertical, em formato de fenda, mas se dilatam até ocupar o olho todo!

Continua depois da publicidade

E a cor? Qual a explicação?

Desse modo, é sabido que todos os bichanos nascem com o olho azul! Isso mesmo! Todavia, ao passar dos meses, a cor dos olhos pode se transformar. Um fato curioso é que esta cor é relacionada diretamente com o pêlo.

Logo, os que possuem manchas nas extremidades, terão os olhos azuis. Já os branquinhos, podem ter olhos azuis, verdes e amarelo. Por último, os pretos sempre têm o olho verde ou cobre. Caso seja azul, é uma anomalia!

Terceira pálpebra?

Por fim, o que tem por trás do olho de gato é que eles possuem uma terceira pálpebra. Sendo assim, ela auxilia que os olhinhos deles não passem pela secura. Nós não conseguimos ver, porque ela fica no canto dos olhos, porém é possível ver uma parte dele quando o gato entreabre os olhos. Uma dica é que quando o gato está doente, ela pode cobrir todo o olho, então vá a um veterinário!

Agora você sabe mais sobre o olho de gato e seus mistérios!

Leia também: Como deve ser a gaiola de um porquinho da Índia? Dê conforto ao seu pet

Gatos convivendo

Carregando comentários aguarde...
...
...