- Advertisement -

Por que a gata pega os filhotes pelo pescoço? Saiba se é bom ou ruim

As gatas carregam seus filhotes pelo pescoço, mas isso não deve ser feito pelos humanos.

Carregar gato pelo pescoço. Fonte: Pexels.
0 72

- Advertisement -

É comum você ver a cena em que a mamãe gata pega os filhotes pelo pescoço. O intuito é mudar os filhotes de lugar, geralmente quando ela pressente algum perigo ou, por instinto, procura um lugar melhor para ficar com os gatinhos. Entre eles, é algo normal, mas humanos devem evitar segurar gatos adultos ou filhotes pelo pescoço. Quer saber o porquê? Nós da coluna My Pet do Folha Go fizemos explicamos. Venha ver! 

Leia também: Cachorro Tem Acne? Saiba Dessa E O Que Fazer Para Resolver Rapidinho

Por que humanos não devem pegar os filhotes pelo pescoço?

- Advertisement -

Não só os filhotes, mas também os adultos. Gatos são agarrados pela nuca em situações muito específicas:

  • pela mãe durante as primeiras semanas de vida, quando sua mobilidade é limitada;
  • durante o acasalamento;
  • quando em briga com outros gatos ou com predadores.

Ocorre que nenhuma dessas circunstâncias se confunde com o ambiente doméstico, na relação com os tutores, pois isso pode trazer uma série de consequências ruins. 

Carregar gato pelo pescoço. Créditos da imagem: Pexels.

Qual o problema de pegar os filhotes pelo pescoço?

- Advertisement -

Esse movimento é chamado scruffing e consiste em pegar os filhotes pelo pescoço. Embora muitas pessoas acreditem ser uma forma inofensiva de conter o bichano, pois imita a mãe gata, não é uma forma segura. Em geral, essa técnica induz o medo e ansiedade na maioria dos felinos, incluindo os gatos domésticos. 

Agarrar um gato pela nuca varia desde um aperto suave na pele ao ato de agarrar uma porção maior de pele com diferentes níveis de pressão. Muitas vezes, é acompanhado do ato de levar o animal e restringir seus movimentos de maneira abrupta. 

Uma das teorias de quem usa a técnica é que os gatos ficam moles quando suas mães os carregam dessa forma, mas não é este o caso. Quando a mãe carrega os filhotes pelo pescoço, eles ficam moles devido ao reflexo flexor, que está presente apenas nas primeiras semanas de vida do gatinho. Elas os carregam apenas para transportá-los, pois até para elas há riscos. 

Como carregar filhotes de gato?

Como visto, não se pode carregar filhotes pelo pescoço e o mesmo vale para os adultos. A melhor forma de segurar o pet é posicionando suas mãos no peitoral e na barriga e, assim, levantá-lo com bastante cuidado. Toda essa movimentação deve ser feita com suavidade, para não machucar ou assustar o gato. Evite carregá-lo quando estiver de barriga cheia e sempre dê carinho ao mover o animal.

Confira também: Qual mamadeira usar para cachorro recém-nascido? 5 acessórios para o pet baby

Alimentando gato com frutas

Comentários
Loading...