Quais aranhas domésticas são perigosas? Veja se pode ter uma de estimação

Saiba com quais aranhas se preocupar e de quais você pode cuidar!

Foto do revisor (Gabriel de Faria)
Revisado por: (Gabriel de Faria)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Todas as aranhas domésticas são perigosas? Entenda ainda hoje (08/12) no Blog My Pet da Folha GO se todas as aranhas caseiras apresentam riscos. Mais ainda: aprenda a reconhecê-las e saiba se aranhas podem ser pets! Confira.

Leia mais: Significado de sonhar com cachorro e gato: será que é bom? Veja o que…

aranhas domésticas
Quais aranhas são perigosas? | Pixabay

Quais aranhas domésticas são perigosas?

Primeiramente, nem todas as aranhas que encontramos em casa são perigosas. Contudo, existem algumas que podem nos machucar ou até mesmo causar problemas mais sérios. Conheça abaixo algumas das aranhas domésticas perigosas.

Aranha de jardim

A princípio, a aranha de jardim é um animal facilmente identificável. Sua cor pode transitar entre um marrom-claro, um marrom-escuro ou mesmo cinza. Além disso, em seu abdome (o que nós identificaríamos como bumbum, ao olhar) existe um desenho preto e em formato de flecha. Os machos podem medir entre 3 e 5 centímetros, enquanto as fêmeas podem chegar a 8 centímetros.

Apesar de não ser exatamente perigosa, ela pode apresentar riscos. Por exemplo, sua picada pode ser bem dolorida e ainda causar inchaço e vermelhidão no local. Entretanto, não afeta gravemente os humanos, então, a dor logo passa. Fora isso, não são animais agressivos e são mais comuns em área de mata.

Continua depois da publicidade

Aranha armadeira

Diferente do exemplar anterior, a aranha armadeira é considerada uma das mais agressivas e perigosas. Aliás, ela recebe esse nome porque, quando ameaçada, levanta as patas frontais contra quem estiver na frente, podendo até saltar. Para reconhecê-las, basta prestar atenção ao tamanho – são bem grandes – e às listras pretas na extensão do corpo.

Continua depois da publicidade

Além disso, quando picam, soltam um veneno com ação cardiotóxica e neurotóxica, ou seja, que afeta o coração e o sistema nervoso. Por esse motivo, é perigosa especialmente para idosos e crianças. Por fim, cuidado ao manejar roupas e sapatos, pois são os lugares em que elas mais se escondem.

Aranha marrom

Uma das mais temidas, a ranha marrom tem má fama com razão. Para identificar, basta perceber sua cor, que, como indica o nome, é marrom. No caso dessa aranha, os locais em que ela mais se esconde são úmidos, secos e quentes, como atrás de quadros, dentro de caixas de papelão, armários e locais que não são muito movimentados.

Apesar da má fama, elas não são agressivas. Contudo, é importante atentar-se para não levar uma picada, que causa hemorragia, inflamação e necrose no local. Além disso, quando ela pica, normalmente não sentimos dor.

aranhas domésticas
Posso ter uma aranha de estimação? | Pixabay

Posso ter uma aranha de estimação?

Se depois de todas essas informações sobre aranhas você ainda quer ter uma de estimação, pode ficar feliz: afinal, aranhas como pet existem e são seguras. As espécies indicadas para esse fim são as tarântulas, animais realmente bonitos e relativamente dóceis. Nesse sentido, é preciso ter autorização do Ibama para criá-las, pois são animais exóticos.

Contudo, lembre-se que apenas elas podem ser pets, certo? Além disso, existem diferentes tipos de tarântulas, com diferentes personalidades. Pesquise bem antes de escolher a sua!

Leia mais: Como ensinar o cachorro a não matar um gato em 5 passos

GATO Boquinha COMENDO PAPINHA NA COLHER feito gente grande!

Carregando comentários aguarde...
...
...