Qual o tamanho que o peixe pirarucu pode chegar? Conheça mais desse animal espetacular

Confira informações sobre esse animal incrível

Foto do revisor (Thamyris Aquino)
Revisado por: (Thamyris Aquino)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Os peixes são animais maravilhosos e que encantam a todos. A variedade de espécies é imensa, desde peixinhos fofos de aquário aos gigantes do oceano. Nesse sentido, falando de grandes espécies uma bem interessante é o peixe pirarucu, que impressiona pelo seu tamanho.

Dessa forma, você sabe qual o tamanho que o pirarucu pode chegar? Para saber sobre essa resposta e outras curiosidades do peixão o Blog My Pet do Folha Go preparou hoje, 25 de dezembro, essa matéria incrível; confira!

Curiosidades sobre o peixe pirarucu

O peixe pirarucu está na lista dos maiores peixes que habitam na água doce. Ele é característico da Amazônia sendo muito importante para o ecossistema local e para as populações que vivem da pesca. O seu nome é originário de dialetos indígenas, o termo “pira” significa peixe e “urucum” vermelho, ou seja, peixe vermelho. Isso se deve ao fato de ele possuir uma cauda vermelha.

Além disso, a sua fama de grande é real porque um animal adulto pode ter de 2 a 3 metros e pesar de 100 a 200 quilos e eles podem viver até 18 anos.

Outra curiosidade sobre ele é que possui dois aparelhos para respirar, as brânquias, que funciona na respiração em baixo da água e a bexiga natatória modificada, que funciona como uma espécie de pulmão fora da água. Ele mora em locais de águas claras e límpidas como lagos e rios afluentes.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, dificilmente você verá um desses em águas turvas e de grande correnteza.

Continua depois da publicidade

Leia também: Demonstração de amor entre animais: saiba se existe e como se comportam, corre para saber

Como o peixe pirarucu vive

Qual o tamanho que o peixe pirarucu pode chegar? Conheça mais desse animal espetacular
Qual o tamanho que o peixe pirarucu pode chegar? Conheça mais desse animal espetacular – Imagem: Canva Pro

Esse gigante das águas come de tudo, ou seja, são onívoros como nós seres humanos que comemos vegetais e animais. Eles gostam de se alimentar de vermes, frutas, crustáceos, anfíbios, moluscos, insetos entre outros.

O seu período de reprodução é durante a seca. Nessa época o macho aumenta a cor vermelha que ele possui nos flancos. As fêmeas, geralmente, depositam os ovos no leito do rio onde ocorre a fecundação.

Antes que ela realize isso o macho prepara o berço dos filhotes, ou seja, ela retira com a mandíbula galhos e raízes que estejam no local selecionado. Após isso, ele cava uma poça arredondada onde a fêmea realiza a desova e o macho possa fecundar. Em seguida, no período da incubação a fêmea fica bem perto do ninho e o macho circundando a redondeza para evitar que predadores se aproximem dos ovos.

Ainda, a eclodição dos ovos acontece de 8 a 10 dias após a fecundação. Portanto, com todas essas informações você ficou sabendo que o pirarucu realmente é um gigante de água doce e as curiosidades sobre essa magnífica espécie.

Leia ainda: Pode deixar peixe betta no quarto? Saiba preço, cuidados e tudo mais sobre esse famoso

Gordurinha é um gatinho que odeia Genética

Carregando comentários aguarde...
...
...