Não está conseguindo solicitar o Seguro-desemprego? Saiba o que fazer

De acordo com o Ministério da Economia, somente em abril deste ano foi registrado um percentual de pedidos do seguro online de 90,2%

Benefício garantido por lei, o seguro-desemprego é de suma importância para a área econômica e social do país, uma vez que concede o subsídio temporário ao trabalhador recém desempregado. além de atuar com a recolocação do profissional no mercado de trabalho. Não obstante, potenciais beneficiários não estão conseguindo solicitar o Seguro-desemprego. Se este for o seu caso, o Folha Go trás nesta segunda-feira (23/11) informações úteis acerca do problema e de como solucioná-lo.

Não está conseguindo solicitar o Seguro-desemprego? Saiba o que fazer
Não está conseguindo solicitar o Seguro-desemprego? Saiba o que fazer – Imagem: Divulgação Pronatec

Devido à pandemia pela Covid-19, o número de desempregados cresceu no país. Dessa maneira os trabalhadores dispensados só podem contar com o seguro-desemprego como renda regula. Mas muitos encontram dificuldades em dar entrada no benefício.

Leia também: Entenda como dar entrada no seguro-desemprego pelo app

Problemas para solicitar o Seguro-desemprego

Com a pandemia pela Covid-19, os postos das Superintendências Regionais do Trabalho cancelaram o atendimento presencial, como forma de corroborar com as orientações dos órgãos de saúde.

Assim sendo, também foram cancelados os serviços presenciais das agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine), onde o trabalhador recém desempregado dava entrada no Seguro-desemprego.

Contudo, como forma de atender os trabalhadores formais que perderam o emprego durante o período da pandemia, a solicitação do seguro está sendo feita de forma online; seja pelo site do governo ou através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Embora o Ministério da Economia tenha afirmado que após o fechamento dos órgãos responsáveis pelo serviço (os quais são administrados pelos estados e municípios), tem trabalhado para garantir que os meios digitais consigam atender aos trabalhadores, os profissionais encontram dificuldades para solicitar o benefício.

Alguns relatam que o sistema não confirma a solicitação, ou apresenta uma mensagem informando que os dados não estão de acordo.

Desse modo, o trabalhador fica impossibilitado de dar entrada no Seguro-desemprego de forma online.

Além disso, outro canal de atendimento pelo número 158 não consegue suprir a necessidade do interessado, apresentando linhas congestionadas.

De acordo com o Ministério da Economia, somente em abril deste ano foi registrado um percentual de pedidos do seguro online de 90,2%. No mesmo período de 2019, esse número não ultrapassou 1,6%.

Ciente dos problemas enfrentados pelos trabalhadores desempregados, o Ministério da Economia elaborou algumas estratégias.

Veja ainda: Onde dar entrada e que horas cai o Seguro-desemprego?

Não consigo solicitar o Seguro-desemprego online, e agora?

Caso o trabalhador não consiga solicitar o seguro-desemprego pelo site ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, poderá contar com o atendimento remoto das unidades federais do Ministério da Economia.

Além disso, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, as Superintendências Regionais do Trabalho estão auxiliando através de e-mail, aos interessados que encontrem problemas com a solicitação do seguro de forma online.

Desse modo, cada uma das 27 superintendências regionais possuem um e-mail próprio. O padrão do correio eletrônico é o seguinte: [email protected]. A letra x representa a sigla do estado da federação responsável atendimento.

Ou seja, caso o interessado queira atendimento do estado de São Paulo, o e-mail é, então: [email protected]. Já no caso de o atendimento requerido for no estado do Rio de Janeiro, o e-mail é: [email protected], e assim sucessivamente.

Qualquer outra informação acerca do Seguro-desemprego, também poderá ser acessada no site da Secretaria do Trabalho.

Confira agora: Vai dar entrada no seguro-desemprego? Documentos podem variar

Transferência pelo Pix do Banco do Brasil: Saiba como fazer e concorrer a até R$ 100 mil

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies