Não está conseguindo solicitar o Seguro-desemprego? Saiba o que fazer
De acordo com o Ministério da Economia, somente em abril deste ano foi registrado um percentual de pedidos do seguro online de 90,2%
Benefício garantido por lei, o seguro-desemprego é de suma importância para a área econômica e social do país, uma vez que concede o subsídio temporário ao trabalhador recém desempregado. além de atuar com a recolocação do profissional no mercado de trabalho. Não obstante, potenciais beneficiários não estão conseguindo solicitar o Seguro-desemprego. Se este for o seu caso, o Folha Go trás nesta segunda-feira (23/11) informações úteis acerca do problema e de como solucioná-lo.
Devido à pandemia pela Covid-19, o número de desempregados cresceu no país. Dessa maneira os trabalhadores dispensados só podem contar com o seguro-desemprego como renda regula. Mas muitos encontram dificuldades em dar entrada no benefício.
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Problemas para solicitar o Seguro-desemprego
Com a pandemia pela Covid-19, os postos das Superintendências Regionais do Trabalho cancelaram o atendimento presencial, como forma de corroborar com as orientações dos órgãos de saúde.
Assim sendo, também foram cancelados os serviços presenciais das agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine), onde o trabalhador recém desempregado dava entrada no Seguro-desemprego.
Contudo, como forma de atender os trabalhadores formais que perderam o emprego durante o período da pandemia, a solicitação do seguro está sendo feita de forma online; seja pelo site do governo ou através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Embora o Ministério da Economia tenha afirmado que após o fechamento dos órgãos responsáveis pelo serviço (os quais são administrados pelos estados e municípios), tem trabalhado para garantir que os meios digitais consigam atender aos trabalhadores, os profissionais encontram dificuldades para solicitar o benefício.
Alguns relatam que o sistema não confirma a solicitação, ou apresenta uma mensagem informando que os dados não estão de acordo.
Desse modo, o trabalhador fica impossibilitado de dar entrada no Seguro-desemprego de forma online.
Além disso, outro canal de atendimento pelo número 158 não consegue suprir a necessidade do interessado, apresentando linhas congestionadas.
De acordo com o Ministério da Economia, somente em abril deste ano foi registrado um percentual de pedidos do seguro online de 90,2%. No mesmo período de 2019, esse número não ultrapassou 1,6%.
Ciente dos problemas enfrentados pelos trabalhadores desempregados, o Ministério da Economia elaborou algumas estratégias.
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Não consigo solicitar o Seguro-desemprego online, e agora?
Caso o trabalhador não consiga solicitar o seguro-desemprego pelo site ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, poderá contar com o atendimento remoto das unidades federais do Ministério da Economia.
Além disso, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, as Superintendências Regionais do Trabalho estão auxiliando através de e-mail, aos interessados que encontrem problemas com a solicitação do seguro de forma online.
Desse modo, cada uma das 27 superintendências regionais possuem um e-mail próprio. O padrão do correio eletrônico é o seguinte: [email protected]. A letra x representa a sigla do estado da federação responsável atendimento.
Ou seja, caso o interessado queira atendimento do estado de São Paulo, o e-mail é, então: [email protected]. Já no caso de o atendimento requerido for no estado do Rio de Janeiro, o e-mail é: [email protected], e assim sucessivamente.
Qualquer outra informação acerca do Seguro-desemprego, também poderá ser acessada no site da Secretaria do Trabalho.
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