Lobo guará é perigoso? Características, alimentação e outras curiosidades

Conheça mais sobre esse animal que vive no Brasil!

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria, Thamyris Aquino)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio de Faria, Thamyris Aquino)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O Lobo Guará é um animal natural do Brasil. Hoje, 30 de novembro, o Blog My Pet, do Folha Go, preparou uma matéria falando sobre suas características, alimentação e outras curiosidades para você entender se o Lobo Guará é um animal perigoso ou não.

Conheça mais sobre esse animal que vive no Brasil!

Veja mais: Misturinha caseira: veja como eliminar carrapato do quintal em 3 passos

lobo guará
O Lobo Guará tem os pelos avermelhados. Fonte: Pexels.

Características do Lobo Guará

Primeiramente, ele é o maior canídeo da América do Sul. Pode pesar entre 20 e 30 quilos e chega a ter até 90 centímetros de altura. Além disso, tem pernas alongadas com uma pelagem densa e avermelhada.

Apesar de não estar em extinção, o Lobo Guará tem desaparecido cada vez mais por conta da destruição do cerrado, seu habitat. Bem como por conta da destruição da natureza pelo mundo, o que acaba influenciando todos os habitats. Tem sido cada vez mais normal ver esse animal nos locais onde a Mata Atlântica foi desmatada.

Continua depois da publicidade

Dieta e alimentação

O Lobo Guará é um onívoro nato. Ele se alimenta praticamente de qualquer coisa que possa engolir, seja de origem animal ou vegetal. Contudo, pode se alimentar de alguns animais maiores como o Tamanduá Bandeira e o Veado Campeiro.

Continua depois da publicidade

O Lobo Guará se alimenta do fruto de uma árvore chamada Lobeira. Sendo assim, ele é importante para a dispersão das sementes dessa árvore, assim como fazem os passarinhos.

Outras curiosidades sobre o Lobo Guará

Por ser natural do cerrado, esse canídeo acabou se tornando a bandeira de diversos movimentos pela preservação do animal e da natureza. Em algumas regiões do Brasil, ele é considerado um elemento de boa sorte.

Além disso, acredita-se que algumas partes do seu corpo podem ser usadas na cura de bronquite, doenças nos rins e até picada de cobras. Sendo assim, as partes do corpo podem ser dentes, coração, orelha ou até fezes secas. Apesar disso, não existe uso geral em larga escala e não há total comprovação desse fato.

Recentemente, o Lobo Guará se tornou símbolo da nota de 200 reais, lançada pelo Banco Central do Brasil no ano passado. Ele foi escolhido através de uma votação realizada em 2001, ficando atrás apenas do Mico Leão Dourado e da Tartaruga Marinha.

Enfim, ele é um dos animais mais simpáticos de toda fauna mundial. Apesar de não estar em extinção, não devemos fazer mal a esse canídeo.

Definitivamente, o Lobo Guará é uma das maiores representações da fauna brasileira. Em síntese, conhecemos mais sobre esse animal hoje. Por fim, conhecemos suas características e ficamos por dentro de algumas curiosidades.

Veja também: Seu gato te reconhece em 5 sinais interessantes; saiba os detalhes incríveis e se emocione

Veja esses gatinhos fofinhos brincando clicando no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...