Veja as diferenças entre o gavião e a águia? Descubra mais das espécies brasileiras

Mesmo sendo de uma mesma família biológica, essas aves têm diferenças sutis que ajudam você!

Foto do revisor (Gabi S)
Revisado por: (Gabi S)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Hoje, 25 de janeiro, no Blog My Pet do Folha GO, vamos falar sobre aves. Para os apaixonados por pássaros, selecionamos um tema bastante curioso: você sabe quais são as diferenças entre o gavião e a águia? Não?! Então, fique conosco e leia este texto até o final para saber mais sobre esses animais.

Leia mais: Tapete gelado para gatos: dicas de como fazer e deixar pet bem fresquinho

o gavião e a águia
Gavião-carijó é de tirar o fôlego – Canva

Conheça as principais diferenças entre o gavião e a águia

Gavião

O gavião é uma ave de rapina e possui a audição e a visão extremamente apuradas. Além disso, seu bico e suas garras são bem robustos e afiados. Isso porque os gaviões são predadores natos e atacam as suas presas com precisão.

Em termos físicos, esses animais possuem tamanhos e cores variadas. No Brasil, especificamente, existem 4 grupos de gaviões: os planados, os milanos, os açores e os tartanhões. Portanto, há uma variedade grande de gaviões no país.

Todavia, a espécie mais predominante o céu brasileiro é o gavião-carijó. Outros exemplos de espécies brasileiras são o gavião-real, a maior ave de rapina existente na fauna do país, e o gavião-bombachinha-grande.

Continua depois da publicidade
o gavião e a águia
Águia-cinzenta – Canva

Águia

Essas aves de rapina possuem asas compridas e largas, são carnívoras e utilizam as suas garras afiadas para caçar as suas presas. A sua visão é bastante acurada e, por isso, ouvimos bastante a expressão ”olhos de águia”, quando queremos nos referir a alguém que enxerga bem e de longe.

Frequentemente, essas aves são consideradas como símbolo de independência e força. No Brasil, algumas das espécies de águias são: a harpia, a cinzenta, a pescadora, entre outras. No mundo todo, existem, aproximadamente, 70 espécies desse animal. Entretanto, infelizmente, algumas das espécies estão correndo o risco de extinção.

Uma característica bastante particular dessa ave, são os ossos proeminentes acima de seus olhos. Ademais, elas são ótimas planadoras e são capazes de voar em círculos por um longo período de tempo até identificar o momento ideal para atacar a sua presa.

Afinal, quais as diferenças entre essas aves?

Em primeiro lugar, o gavião é um animal menor do que a águia. Por isso, enquanto a águia varia de porte médio a grande, o gavião tem porte pequeno a médio. Nesse sentido, a águia é um animal mais imponente do que o gavião.

Além disso, não há uma variedade tão grande de águias, como de gaviões. No grupo das primeiras existem, em torno, de 9 espécies no Brasil, enquanto os segundo têm, por volta de, 40 espécies no país.

Contudo, é importante lembrar que essas aves têm muitas semelhanças também, inclusive, elas fazem parte da mesma família biológica (Accipitridae).

Continue lendo: Raça De Gato Chausie: Esse Arranca Suspiros Com Tanta Beleza

Escovando o pelo do Seth, meu gostosinho!

Carregando comentários aguarde...
...
...