Animais em extinção: conheça cinco espécies que estão em risco

Saiba quem são os animais que correm risco de extinção

Foto do revisor (Thamyris Aquino)
Revisado por: (Thamyris Aquino)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Você sabe quais animais estão em extinção? Nesta quarta-feira (08/12) o Blog My Pet do Folha GO falará sobre cinco espécie com risco de sumir em definitivo. Antes de tudo, o Brasil é um dos países que possui a mais rica fauna de todo o planeta.

Sobretudo, há animais em extinção em todos os biomas, desde os oceanos até a incrível floresta da Amazônia. Bem como, com a interferência da humanidade fez com que as espécies tivessem sua existência ameaçada.

Leia também: Gatos Brancos Com Orelhas Pretas; Encante-Se Com Estes Bichanos Bicolores

Animais em extinção

A princípio, segundo dados do IBGE, pelo menos 3.299 espécies estavam em risco de extinção no Brasil em 2014. Apenas uma parcela da fauna foi analisada e, conforme apontam os dados, 10% da nossa diversidade natural está ameaçada à inexistência. Conheça abaixo quatro desses animais.

Ararinha Azul

A ararinha-azul é uma espécie de arara que costumava ser bastante comum nas regiões da Caatinga e no Cerrado. Considerada extinta na natureza, a espécie só existe em cativeiros e zoológicos atualmente.

Continua depois da publicidade

Em síntese, um dos principais motivos para sua extinção é a caça e o tráfico de animais, além da destruição de seu habitat pela mão humana. No entanto, é um dos animais em extinção do Brasil que mais recebe atenção internacional.

Continua depois da publicidade
Animais em extinção: conheça cinco espécies que estão em risco
Animais em extinção: ararinha azul | Foto: Canva

Macaco-prego dourado

O macaco-prego dourado é um animal natural da Mata Atlântica nordestina. Também conhecido como macaco-prego galego, ele está em grande risco de extinção. Dessa maneira, hoje, ele habita unidades de conservação na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Animais em extinção: conheça cinco espécies que estão em risco
Animais em extinção: macaco-prego dourado | Foto: Freepik

Tartaruga cabeçuda

A tartaruga-cabeçuda não habita somente o nosso país. Entretanto, é comum que esse animal bote seus ovos na costa brasileira, especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro. Logo, a espécie está sob ameaçada de extinção e boa parte desse processo está relacionado com a destruição de seus ovos na praia.

Animais em extinção: conheça cinco espécies que estão em risco
Animais em extinção: tartaruga cabeçuda | Foto: Canva

Lobo Guará

Em contrapartida, o lobo-guará é um animal que habita o bioma do Cerrado. Afinal, ele é o principal canídeo da América do Sul, o nosso lobinho está considerado em risco de entrar em extinção devido à recente redução de sua população.

Em suma, seu habitat comum era a Mata Atlântica e os Pampas, mas acabou sendo afastado de lá e foi para o Alto Pantanal, para o Cerrado e, em casos raros, para a Caatinga.

Lobo-guará. Foto: Canva

Confira: Gato Tipo Frajola: Raças, Significado Da Raça Preto E Branco E Curiosidades

Calopsita cantando é música para os ouvidos!

 

Carregando comentários aguarde...
...
...