O que você vai saber!
O nível de inteligência do Rottweiler é alto? Sabemos que ele possui a fama de bad boy, mas será que ele é inteligente? A obediência desta raça é realmente diferenciada? Bom, essas e outras curiosidades serão respondidas hoje (03/12) no Blog My Pet do Folha Go! Dê só uma olhadinha!
Leia mais: 5 razões de gato miando bravo; entenda esse comportamento do seu pet

Inteligência do Rottweiler: saiba sobre esse pet inteligente e obediente
Primeiramente, é preciso ressaltar que a fama de mau desses dogs é injusta. Isso porque eles são amáveis e sociáveis. Contudo, são cães de guarda, notadamente por conta de sua obediência. Isso gerou a fama de valentões que eles têm. Assim, é verdadeira a afirmação: de fato, o Rottweiler é uma raça inteligente! Vamos descobrir o nível.
A raça é inteligente, mas quanto?
Nesse sentido, sabemos que o pet é atencioso, ativo, protetor e leal. Desse modo, o nível de inteligência dele é alto ao ponto de poder ser facilmente adestrado. Porém, é importante lembrar que o método de ensino deve ser positivo. Nada de punições severas!
Dessa forma, com inteligência e obediência, ele pode aprender comandos básicos de forma rápida. Sentar e rolar, por exemplo, isso é fichinha para eles. Entretanto, evoluem rápido para circunstâncias mais elaboradas. São capazes de jogar jogos de memória, assim como de caçar objetos escondidos.
Como treinar e desenvolver a inteligência do Rottweiler?
Você já sabe que eles são inteligentes. Mas como desenvolver essa habilidade de forma saudável? Veja algumas dicas abaixo:
- Sempre recompense após cada acerto;
- Comece por ordens simples, como sentar e levantar;
- Após os primeiros passos, pratique por 10 a 15 minutos todos os dias;
- Sempre revise os passos a cada 5 dias para que eles não os esqueçam;
Sendo assim, as ordens não servem apenas como comandos. Elas fazem deles cachorros mais educados. Além de aumentar a inteligência do Rottweiler, proporcionam uma relação melhor com seus donos!
Extra: saiba uma curiosidade dessa raça especial:
A inteligência dele é tanta que, no atentado de 11 de setembro, eles foram essenciais. A raça encontrou dezenas de pessoas. Isso fez com que diversas vidas fossem salvas. Muito corajoso, não é?
Portanto, agora você sabe mais sobre este cão. A inteligência do Rottweiler não é mito!
Confira também: 3 raças de cachorros perigosos: como conviver com pets mais bravos