Anúncio

Como saber qual é a hora correta de substituir o pneu? Confira as melhores dicas

Entenda a hora de trocar os pneus

Anúncio


Joinville, 17 de março de 2022 Um detalhe básico, mas que gera uma grande dúvida nos motoristas, é a hora de trocar os pneus. Por conta disso, o blog News Cotidiano do site Folha GO, mostra qual é a hora correta de substituir os pneus do carro.

Continua depois da publicidade

Quando trocar os pneus?

Primeiramente, infelizmente não há como dizer com exatidão quanto tempo dura um pneu. Isso porque a vida útil de um pneu depende de inúmeros fatores. Como por exemplo escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus.

Tempo mínimo e tempo máximo

A principio, a partir de cinco anos de uso, os pneus devem passar por uma inspeção profissional minuciosa.  Ao menos uma vez por ano. Caso não houver reposição dos pneus após 10 anos, a Michelin recomenda a troca como precaução. Mesmo que pareçam estar em condições boas.

Leia também: Erros que você está cometendo na cozinha e não sabe

Uma boa manutenção aumenta a vida útil dos pneus

trocar os pneus
Como saber qual é a hora correta de substituir o pneu? Foto:Pixabay

Prestar uma boa atenção na calibragem dos pneus, desgaste da banda de rodagem e alinhamento por exemplo. Podem prolongar a vida útil dos pneus. No caso de produtos originais: siga as recomendações de troca dos pneus do fabricante do veículo.

A rotina do carro

Posts Relacionados

Quando fazer alinhamento e balanceamento no carro?…

Continua depois da publicidade

A calibragem do pneu para andar na cidade é a…

Continua depois da publicidade

Então, a princípio, o tipo de pneu, volume de carga, estrada e manutenção vão te indicar a frequência com que se deve trocar os pneus. Ou seja, se o seu veículo é de trabalho, para carregar equipamentos e maquinários pesados e andar em qualquer tipo de estrada ou rodovia, já sabe que precisa ter atenção redobrada. Desse modo, a troca de pneus, bem como outras manutenções serão frequentes.

Pneus com problemas

Por outro lado, caso esteja nítido que o seu pneu tem algum problema como rasgos e bolhas, é preciso trocá-lo imediatamente. Esses problemas podem surgir na rotina do condutor ao passar sobre algum objeto, por exemplo. Entretanto, não opte por medidas paliativas. Ou seja, mesmo que os pneus sejam novos, eles precisam ser substituídos imediatamente ao apresentarem esse tipo de problema. Dessa forma, você garante o pleno funcionamento e a segurança do veículo.

Data de validade dos pneus

Por fim, como qualquer outro item fabricado, os pneus possuem uma data de validade. Geralmente, o tempo desses produtos é de cinco anos. Entretanto, isso não significa que você irá trocar os pneus do seu carro assim que der cinco anos.

A validade apenas serve como um guia. Ou seja, se o pneu ficar guardado por todo esse período, sem nunca ter sido usado, também precisa ser descartado. Isso porque a borracha começa a ressecar, o que deixa o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem. Desse modo, torna-se um risco que pode causar acidentes graves e derrapagens.

Leia ainda: Saiba como remover cheiro de fumaça do cabelo sem precisar lavar

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Sabe aquele plantinha que está caída, com aspecto amarelado e folhas roídas? Ela pode estar sendo atacada. Mas não se preocupe que você acaba de encontrar um guia sobre as principais pragas nas plantas e como combatê-las!

Carregando comentários aguarde...
...
...