Anúncio

Dá problema misturar etanol e gasolina no carro? Saiba agora

Entenda se é recomendado realizar essa mistura

Anúncio


Joinville, 17 de março de 2022 –  Uma grande dúvida dos motoristas de carros Flex é se há algum problema em misturar etanol com gasolina. Por conta disso, o blog News Cotidiano do site Folha GO explica direitinho essa situação.

Continua depois da publicidade

A grande dúvida

As pessoas que possuem um veículo que roda com mais de um tipo de combustível já devem ter se perguntado se é possível usar os dois ao mesmo tempo. Ou seja, será que o carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque?  Ou será que é preciso fazer algum tipo de limpeza no compartimento caso decida trocar um pelo outro?

Sonda Lambda

Primeiramente, uma das características do carro flex é ter um sensor no escapamento chamado sonda lambda. Então, a função dela é detectar qual é o combustível que está sendo queimado no motor. Desse modo, ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ou seja, ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.

Leia também: Saiba como remover cheiro de fumaça do cabelo sem precisar lavar

Cuidado com a desinformação

etanol com gasolina
Dá problema misturar etanol e gasolina no carro? Foto:Pixabay
Posts Relacionados

A calibragem do pneu para andar na cidade é a…

Continua depois da publicidade

Como saber se o meu carro economiza mais com…

Continua depois da publicidade

Desse modo, não leve em consideração nenhuma recomendação de que pode um e não pode o outro. Até na concessionária, ao comprar um carro zero quilômetro, tem vendedor que ensina a abastecer as primeiras vezes com gasolina e só depois com o etanol. E vice-versa. Desse modo, o flex virou prato cheio para os milhares de técnicos despreparados.

A gasolina também contém etanol

Muitos não sabem, mas por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição. Ou seja, o consumidor nunca abastecerá, ao menos dentro do território nacional, com gasolina pura. Isso porque a mistura entre ambos é feita diretamente nas refinarias e distribuída aos postos. Por outro lado, o álcool hidratado, disponível nas bombas, não traz adição de outro tipo de combustível, mas contém 7% de água.

Recomendações para os motoristas

Por fim, mesmo que não haja problemas em fazer o revezamento entre os combustíveis que estão sendo usados para ativar o motor de seu carro flex. A recomendação geral é que deve haver cuidado com a mudança muito brusca entre álcool e gasolina. Desse modo, o ideal é que permaneça um tempo com o mesmo, ao invés de trocar a cada reabastecimento.

Leia ainda: 7 usos indispensáveis do Bombril: veja como facilitar a limpeza do seu lar

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Sabe aquele plantinha que está caída, com aspecto amarelado e folhas roídas? Ela pode estar sendo atacada. Mas não se preocupe que você acaba de encontrar um guia sobre as principais pragas nas plantas e como combatê-las!

Carregando comentários aguarde...
...
...