Anúncio

Entortou a roda de liga leve do carro: devo recuperar ou comprar uma nova?

Entenda como funciona o processo de recuperação das rodas e sé aconselhável esse tipo de serviço!

Anúncio


Ao utilizarmos o nosso carro no dia a dia, é comum nos deparamos com buracos nas ruas ou até mesmo, haver um certo descuido ao estacionar e bater a roda no meio-fio. Em alguns casos, é possível causar danos as rodas do carro a ponto entortá-las ou até mesmo trincá-las. Pensando nisso, hoje 08 de fevereiro de 2022, o News Cotidiano irá explicar o que fazer com roda de liga leve entortada.

Continua depois da publicidade

Vale a pena recuperar a roda de liga leve entortada?

Antes de você tomar qualquer tipo de decisão quanto aos danos nas rodas do seu veículo, é importante fazer uma análise do material do item em questão.

Se tratando das rodas de aço por exemplo, a recuperação não tem recomendação direta, principalmente se os danos são bem profundos. Isso porque, elas são consideradas baratas e a opção mais recomendada seria a compra de uma roda nova, pois a mesma pode custar em torno de R$ 200 reais conforme o tamanho e o modelo.

No entanto, se as suas rodas forem de liga leve, recuperá-las é um tipo de serviço que pode ser feito por profissionais. Em alguns casos se torna viável financeiramente, visto que a grande maioria dos modelos são vendidos em jogos contendo 4 peças e pode custar por volta de R$ 6 mil reais o jogo.

Roda de liga leve entortada
Entortou a roda de liga leve do carro: devo recuperar ou comprar uma nova? Foto: Canva Pro

Leia também: Estepe do carro: veja 4 curiosidades sobre este item

Caso a roda tenha sofrido um dano que causou trinco nos raios ou na lateral, isso não é recomendado. Isso porque, o processo de reparo utiliza solda e trinco ficará oculto do lado de faro mais ainda existirá internamente. Dessa forma, a roda se torna mais frágil e capaz de causar um acidente quando o veículo estiver em alta velocidade.

Continua depois da publicidade

Por isso, é importante que o motorista fique sempre atento a qualquer tipo de sinal que o veículo apresente, para evitar que cause um acidente maior.

Como reparar as rodas de liga leve?

Todos os danos da roda do seu carro devem ser observados com atenção, podendo ser, amassado, torto ou partes trincadas. Cada dano possui o seu nível de dificuldade de reparo e, se não tiverem um bom conserto, podem expor os motoristas a possíveis acidentes.

  • Rodas amassadas: para corrigir problemas com a roda amassada, no mercado existem vários tipos de materiais e técnicas que podem contribuir no reparo. É um processo simples, porém, deve ser feito com bastante atenção, pois, se deixar qualquer tipo de defeito, pode trazer riscos ao condutor do carro. Sendo assim, é necessário realizar processos específicos nesse procedimento.
  • Rodas entortadas: rodas tortas são mais simples do que uma roda amassada e oferecem menos riscos aos motoristas. As rodas são passadas em um torno por um profissional especializado e o serviço pode ser bem em conta. Depois do processo, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento nas 4 rodas.
  • Rodas trincadas: as rodas trincadas trazem sérios riscos aos motoristas, assim como a roda amassada. O processo de recuperação da roda deixa ela com o aspecto de novo e consequentemente os defeitos não ficam visíveis.
Roda de liga leve entortada
Entortou a roda de liga leve do carro: devo recuperar ou comprar uma nova? Foto: Canva Pro

As rodas de liga leve podem afetar na sua durabilidade e resistência, por isso é necessário que o responsável pelo reparo tenha o bastante cuidado para não deixar passar nenhuma imperfeição.

Leia também: Por que o seguro veicular para mulheres é mais barato? Entenda

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

Carregando comentários aguarde...
...
...