Anúncio

Quando fazer alinhamento e balanceamento no carro? Saiba agora mesmo

Saiba o momento certo de fazer o alinhamento e balanceamento

Anúncio


Joinville, 04 de abril de 2022 – O alinhamento e balanceamento são processos importantíssimos para estabelecer uma boa estabilidade para o carro. Desse modo, o blog News Cotidiano do site Folha GO, mostra quando fazer essas técnicas de suma importância para o veículo.

Continua depois da publicidade

O que é o balanceamento?

Primeiramente, o balanceamento é um procedimento realizado em borracharias e oficinas mecânicas. Que é essencial para conforto dos ocupantes do veículo. Desse modo, a função do balanceamento é eliminar vibrações no volante ou no piso do carro. Além de acabar com os barulhos estranhos que o carro faz quando está rodando.

O que é o alinhamento?

Já o procedimento de alinhamento das rodas, é a correção geométrica feita no sistema de suspensão do carro. Desse modo, permite ao veículo manter sua trajetória de forma linear e contínua. Evitando assim que o volante fique sempre tendendo a algum lado.

Leia também:

O que o balanceamento faz?

alinhamento e balanceamento
Quando fazer alinhamento e balanceamento? Foto:Pixabay

Então, para quem transita muito por ruas esburacadas, os parâmetros de balanceamento dos pneus podem acabar tendo grandes variações. Desse modo, o procedimento de balanceamento faz com que os pneus voltem para os valores originais, evitando assim alguns barulhos e tremedeiras.

Posts Relacionados

A calibragem do pneu para andar na cidade é a…

Continua depois da publicidade

Como saber se o meu carro economiza mais com…

Continua depois da publicidade

Quando fazer alinhamento e balanceamento?

A principio, a maioria das fabricantes recomendam uma revisão nos sistemas de suspensão do veículo a cada 10 mil quilômetros. Desse modo, as empresas também alertam que a realização de um dos procedimentos não substitui a outra, ou seja, ambas possuem funções diferentes e essenciais para o carro.

Trocando os pneus

Então, caso os pneus tenham sido trocados ou tenha realizado um rodízio, é necessário balancear as quatro rodas após esses processos. Isso porque ao mexer com as peças de um eixo do veículo, pode acabar mudando o alinhamento desses itens.

É preciso realizar o alinhamento e balanceamento juntos?

Por fim, do mesmo modo que a realização de um não substitui o outro, não é necessário fazer o balanceamento no mesmo dia que fizer o alinhamento. Ou seja, as vezes o carro necessite de um balanceamento para a correção de algum desgaste dos pneus e não precisa de um alinhamento, por exemplo.

Leia ainda: Como saber qual é a hora correta de substituir o pneu? Confira as melhores dicas

5 dicas para FACILITAR sua vida na COZINHA; saiba agora mesmo como GANHAR TEMPO e QUALIDADE de vida

Hoje vamos te dar 5 dicas para facilitar sua vida na cozinha. Assim, você vai garantir uma alimentação saudável todos os dias, sem precisar passar horas e dias preparando e cozinhando tudo.

Carregando comentários aguarde...
...
...