Anúncio

Aprenda algumas dicas para colocar em prática e obter um sono de qualidade: faça a higiene do sono

Veja dicas simples de como regular seu sono e manter sua saúde em dia.

Anúncio


Rio de Janeiro, 13 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Dormir é um processo de extrema importância e necessário para o corpo e bem-estar. Por esse motivo, hoje no News Cotidiano do Folha Go, você irá aprender algumas dicas para colocar em prática e obter um sono de qualidade. Afinal é importante saber criar uma rotina para regular seu sono, desse modo aprenda a fazer a higiene do sono.

Continua depois da publicidade

Aprenda algumas dicas para colocar em prática e obter um sono de qualidade: higiene do sono

Em primeiro lugar, uma boa rotina de sono é de extrema importância para garantir energia e disposição para o organismo e para se vencer o dia de ocupações e tarefas.

Ademais, o sono também é muito importante para melhorar a qualidade da memória, bem como para descansar todo o corpo. Nesse norte, separamos algumas boas dicas para você fazer a sua higiene do sono e garantir mais saúde com uma boa noite de sono.

Leia também: espelhos como objeto decorativo: descubra seus efeitos e como podem realçar qualquer espaço

Ritmo circadiano para melhorar o sono

Aprenda algumas dicas para colocar em prática e obter um sono de qualidade
Aprenda algumas dicas para colocar em prática e obter um sono de qualidade. Fonte: Canva Pró

Primeiramente, nosso organismo tem um relógio interno que representa o momento que ele naturalmente acorda e também o horário que ele precisa dormir. Assim, ele é responsável por organizar todo o sistema de funcionamento do organismo e delimitar quais melhores momentos para realizar determinadas tarefas.

Dessa forma, para regular o seu sono alguns passos são necessários a serem cumpridos. O ideal, então, é determinar qual horário você vai dormir como um padrão. Por fim, você deve evitar cochilos e sonecas rápidas durante o dia, para não bagunçar o ciclo cicardiano.

Continua depois da publicidade

Alimentação correta para dormir bem

Se você pensa que a alimentação não influencia na higiene do sono, você está enganado. Sendo assim, se você se alimenta de produtos pesados pela noite, seu sono pode ficar imensamente prejudicado. Afinal, o processo de digestão consome muita energia.

Portanto, você deve evitar ao máximo comidas pesadas pela noite, tais como massas em excesso. Bem como, também não deve consumir bebidas estimulantes como café, refrigerante e energéticos, uma vez que eles causam o efeito contrário a um bom sono.

Aparelhos eletrônicos

Por conseguinte, outra excelente dica é sobre aparelhos eletrônicos. No que tange ao uso, devem ser evitados à noite, principalmente momentos antes de se dormir. E nesta lista incluem: televisões, computadores, celulares, etc.

Então, o melhor a ser feito é afastar esses objetos, em especial o celular, uma vez que todos esses aparelhos possuem uma luz diferente e que desperta e anima o cérebro, que já estava se preparando para dormir. Com o cérebro sempre ativo não há como descansar com um sono mais profundo e de qualidade.

Compromisso com o horário

Por fim, a última dica é para você sempre manter a mesma rotina de horários, ou seja, acordar e dormir sempre na mesma hora. O seu corpo vai se acostumar e seguir um ritmo. Então com o tempo você vai dormir e acordar naquele mesmo horário sem problema algum.

Além disso, deve evitar deitar na sua cama se não for para dormir. Pois, esse simples ato pode confundir o relaxamento do corpo. assim, pode prejudicar a regulação do ciclo cicardiano.

Leia também: a moda “street style” de delineadores: descubra essa tendência e mude seu visual de forma criativa

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...
...