Anúncio

Lavagem do carro em casa: veja 7 cuidados essenciais

Aprenda a manter o seu carro brilhando em casa e veja como evitar danificar a pintura!

Anúncio


Quando optamos por lavar o carro em casa, sabemos que a principal vantagem é a economia. No entanto, é muito comum cometermos alguns erros básicos, como esquecer de lavar algumas partes importantes. Pensando nisso, hoje 6 de janeiro de 2022, o News Cotidiano irá te mostrar quais são os cuidados essenciais para lavar o carro em casa.

Continua depois da publicidade

Leia também: Limpeza importante: saiba como limpar tábua de passar roupas

Veja os cuidados para lavar o carro em casa

Levar o carro em profissionais especializados para fazer a lavagem, é algo que pode custar caro. Além disso, isso é algo que nos limita por se feito em horário comercial, justamente no dia e na hora em que estamos trabalhando e precisamos do veículo para nos locomover.

Por conta disso, é importante saber que é possível fazer uma boa lavagem do veículo em casa. Especialmente em um contexto de pandemia, onde a higienização constante é algo muito importante.

Tenha atenção com seu carro.
Lavagem do carro em casa: veja 7 cuidados essenciais. Foto: Canva Pro

Além disso, ao realizar limpezas regulares em seu veículo, contribui para mantê-lo sempre conservado e valorizado. Evitando o aparecimento de manchas na lataria e no estofamento.

Sendo assim, veja agora como lavar seu carro em casa e aprenda todos os cuidados necessários para não danificar nenhum componente.

Continua depois da publicidade

Escolha o local adequado para lavá-lo

É importante que antes de começar a lavagem, seja escolhido um local protegido da luz solar e do calor. Isso por que, lavá-lo sob o sol pode fazer com que o sabão seque sobre a lataria e manche a pintura.

Continua depois da publicidade

Por isso, escolha sempre uma garagem ou um ambiente coberto e iluminado para ensaboar, enxaguar e secar o seu carro.

Remova os acessórios

Em seguida, retire os tapetes de borracha do interior do veículo e limpe-os. Depois, coloque-os para secar enquanto você lava o carro.

Para isso, você pode utilizar uma misturinha com água e sabão neutro, ou um produto específico para limpeza e esfregá-los sobre o tapete com uma escovinha de cerdas macias.

Comece a lavagem do veículo

Com uma mistura de sabão neutro ou produtos específicos para lavagem de carros, ensaboe a parte externa do carro. Em seguida, enxague-o com um balde ou mangueira.

É importante saber, que a aplicação de qualquer solução sobre a lataria deve ser feita com movimentos circulares e com força suficiente para remover as manchas. Lembre-se: tome muito cuidado para não causar danos a pintura.

Por fim, é importante lembrar que os panos de microfibra são perfeitos para isso. Além de não riscarem a lataria, são macios e possuem um alto poder de absorção de água e sujeiras.

Limpe os vidros

Para limpar os vidros, você deverá fazer movimentos horizontais ou verticais. Nesse caso, utilize um produto específico para esse tipo de material

Caso não tenha um em mãos, você pode recorrer à limpeza com um pano embebedado com água e sabão neutro.

Tenha atenção com seu carro.
Lavagem do carro em casa: veja 7 cuidados essenciais. Foto: Canva Pro

Higienize os bancos

Essa é uma das partes do processo que gera mais dúvidas. Visto que são superfícies mais delicadas, geralmente de couro ou tecido.

Para isso, você deve utilizar um produto específico para cada um desses materiais. Caso o seu carro possua bancos de couro, não se esqueça de hidratá-los para evitar que ressequem e rachem com o tempo.

Roda e pneus

Aqui, o processo é bem semelhante ao de lavar os tapetes. Nesse, você deverá utilizar uma escova de cerdas macias e uma solução com água e sabão neutro.

Se quiser, pode utilizar produtos que deixam o pneu mais preto, que é o famoso “pretinho”. No entanto, é recomendado que seja utilizado uma esponja, sempre cuidando para não exagerar na quantidade aplicada.

Secagem

Por fim, evite deixar o carro secando no relento. Para isso, utilize um pano macio de microfibra ou até mesmo jornal para secar a lataria e não arranhar a pintura.

Além disso, utilize um pano diferente para secar os vidros e evite abri-los por um tempo, pois na base deles (pestana de borracha) pode conter água.

E então, agora que você sabe quais são os Cuidados essenciais para lavar o carro em casa, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Sendo assim, leia também: Como limpar tapetes peludos? Dicas para limpar com facilidade e deixar os cômodos da sua casa mais elegantes

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Carregando comentários aguarde...
...
...