Anúncio

Quais cuidados ter com a pele madura e estimular a produção de colágeno? Confira dicas especiais

Entenda melhor sobre a importância do colágeno

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 19 de julho de 2022, por Priscila Lívia — A produção natural de colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele, diminui à medida que a pessoa envelhece.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, hoje no Blog News Cotidiano do Folha GO, saiba como ter cuidados com a pele madura e estimular a produção de colágeno. A flacidez, o aparecimento de rugas e a perda do brilho natural são sinais da degradação do colágeno.

Como ter cuidados com a pele madura e estimular a produção de colágeno

O colágeno é fundamental para uma pele, unhas e cabelos saudáveis. Porém, quando os anos passam, essas substâncias que antes era abundantes, começam a diminuir.

Logo, mais cuidados devemos ter com nossa pele. A pele madura, requer cuidados ainda maiores, em especial no rosto, pescoço e mãos. Pois com a perda do colágeno, ela perde sua elasticidade natural.

Colágeno e o cuidado com a pele madura

Como ter cuidados com a pele madura e estimular a produção de colágeno
Como ter cuidados com a pele madura e estimular a produção de colágeno — Imagem: Canva Pro.

Dentre os cuidados que devemos tomar, a limpeza da pele é o primeiro. Limpe a pele diariamente, para a retirada das impurezas que se acumulam durante o dia. Assim de preferência use um produto especial para a pele do rosto e não esqueça de retirar completamente a maquiagem.

Com o envelhecimento podem surgir manchas em nossa pele. Por isso o uso correto do filtro solar é imprescindível. Sem o protetor solar a pele fica mais vulnerável à radiação, portanto, cuidado redobrado. Principalmente na pele do rosto.

Continua depois da publicidade

O uso constante de cremes hidratantes é outro cuidado fundamental para a pele madura. Pois com a idade, a pele vai ficando mais ressecada. Já que perde a hidratação naturalmente. Faça uso de bons produtos, quando possível, que reponha as substâncias perdidas. Antioxidantes para a proteção contra os radicais livres. Vitamina C e ácido hialurônico são indicados.

Continua depois da publicidade

Por fim, beba bastante água, se alimente bem e durma adequadamente. Um corpo bem hidratado reflete na saúde da pele. Necessária uma alimentação saudável e equilibrada, pois por meio dela o corpo adquirirá os nutrientes e substâncias para a produção das proteínas, o que inclui o colágeno.

Estimule a produção de colágeno naturalmente

Se você quer estimular a produção dessa proteína em seu organismo, a primeira dica que damos aqui, é o uso da babosa. Também conhecida como Aloe vera, a babosa tem seus benefícios já bem retratados. Desse modo uma de suas características é sua ação cicatrizante.

Por isso, é bastante utilizada na medicina para tratar queimaduras e ferimentos. É possível usar a babosa direto na pele, aplicando sua seiva nela. Ou suplementando, de uma forma ou de outra. Então irá estimular a produção de colágeno em sua pele.

Ácido hialurônico e Vitamina C

O ácido hialurônico ajuda a acelerar a produção de colágeno, e por sua vez a vitamina C é importante na produção desse ácido. Portanto, ingira diariamente alimentos ricos em vitamina C.

O Coentro e o ginseng

O coentro tem em sua composição vitamina C e ácido linolênico, importante para uma pele saudável. Pois libera antioxidantes no organismo, o que auxilia no combate ao envelhecimento. Os benefícios do ginseng, planta asiática. São muitos, e já bem conhecidos, assim como o coentro, por sua ação antioxidante.

Atua no combate ao envelhecimento precoce, além desse importante benefício, a planta favorece a produção de colágeno pelo organismo. Com essas dicas, agora você pode cuidar de sua pele do jeito que ela merece. Aproveite!

Carregando comentários aguarde...
...
...