Anúncio

Saiba agora mesmo quais são os 5 erros ao escolher shampoo para os seus cabelos

Aprenda a como não cometer nestes erros na hora de lavar as madeixas

Anúncio


Sabia que para manter a saúde dos cabelos em dia, é importante ter atenção na hora de lavar os fios? Afinal, escolher o shampoo errado ou até mesmo lavar de forma errada, pode ocasionar danos capilares. Por isso, hoje, dia 09 de fevereiro de 2022, aqui no Blog News Cotidiano, do Folha Go, aprenda quais são os 5 erros ao escolher shampoo para os seus cabelos.

Continua depois da publicidade

Saiba quais são os 5 erros ao escolher shampoo para os seus cabelos

Antes de iniciar com os 5 erros, é importante dizer que as dicas aqui são válidas para todos os tipos de cabelo. Além disso, é necessário ressaltar que os benefícios de acertar no tratamento dos fios, são inúmeros. Alguns deles incluem ótimo crescimento e a eliminação do excesso de sebo no couro cabeludo, por exemplo.

Leia mais: Anticoncepcional no shampoo funciona para o cabelo crescer? Veja agora

1. Escolher shampoo errado para o tipo de cabelo é um dos 5 erros

5 erros ao escolher shampoo para os seus cabelos. Foto: Canva

Este talvez seja o erro mais comum. Muitas vezes por questão de disponibilidade nos supermercados e farmácias, é mais fácil escolher qualquer produto da vitrine para lavar as madeixas. Por exemplo, se tem cabelo liso talvez não seja uma boa escolha, optar por shampoos destinados a cabelos cacheados.

Então, o ideal é ler bem o rótulo para saber se o shampoo é o adequado para o tipo de cabelo. Assim, o cabelo será higienizado de maneira apropriada sem trazer danos graves tanto a longo quanto curto prazo.

2. Optar por shampoos que tenham sulfato é um dos 5 erros para quem tem cabelo cacheado, crespo ou colorido

Esta dica aqui é valiosa para as cacheadas, crespas e, também, amantes de cabelos coloridos. O melhor é escolher shampoos sem sulfato. Mas o que é o sulfato, afinal de contas? É um ingrediente que promete limpar bem o couro cabeludo. Contudo, utilizar shampoos com este item, em excesso, podem deixar o fio ressecado e quebradiço ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade

Ao limpar o couro cabeludo, pode vir a retirar o óleo natural dos cabelos, o que é danoso para os cabelos cacheados e crespos, que necessitam dessa oleosidade para se manter hidratados. E isso também é válido para cabelos tingidos, pois o sulfato acelera o processo de desbotamento da cor do cabelo.

Continua depois da publicidade

3. Aplicar grande quantidade de shampoo no cabelo

Essa informação vale para todos os tipos de cabelo. E novamente, é relacionada a questão da leitura do rótulo. Ao contrário do que se imagina, não há necessidade de aplicar nas madeixas grandes quantidades de shampoo. Na verdade, o que deve seguir é o que o fabricante orienta em seu rótulo.

Inclusive, é um grande mito que shampoos precisam fazer quantidades exorbitantes de espuma para limpar o cabelo. De fato, o que pode ocorrer com o excesso de produto, é a quebra e danos gravíssimos para os fios.

4. Shampoo e água quente não combinam

Esta é uma orientação mais conhecida, porém, sempre válida de ressaltar. A água quente é um verdadeiro vilão para as madeixas. Afinal, desequilibra completamente o couro cabeludo. Consequentemente, a oleosidade natural é perdida e com isso, os fios ficam ressecados com o indesejável frizz.

Como já foi dito acima, o shampoo tem o objetivo de higienizar as madeixas. E com isso, acaba abrindo as cutículas. Porém ao enxaguar com a água quente, as cutículas ficam mais abertas. Então, todos os nutrientes vão embora. Logo, opte pela água fria na hora de retirar o shampoo. Os cabelos agradecerão depois.

5. Nunca passe o shampoo nas pontas dos cabelos

Por último, mas não menos importante, é importante saber que o shampoo se aplica apenas no couro cabeludo. Afinal, é ele que precisa ser higienizado. Então, após colocar nas mãos a quantidade dita pelo fabricante, esfregue com a ponta dos dedos o produto no couro cabeludo. Aliás, faça isso apenas uma vez.

O que limpará o comprimento das madeixas, será justamente a espuma. E então, saiba que é o suficiente: os fios estarão limpos.

E estes foram os 5 erros ao escolher shampoo para os seus cabelos. Tem mais alguma sugestão? Conte nos comentários.

Confira também: Como fazer shampoo natural? Confira aqui como fazer esse shampoo para favorecer o crescimento dos cabelos

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Carregando comentários aguarde...
...
...