Anúncio

Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos? Saiba agora quais são as melhores opções

Confira as melhores e mais eficazes plantas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 22 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos?

Continua depois da publicidade

Aprenda agora mesmo aqui no Blog News Cotidiano do Folha GO um método fácil e seguro! Confira as melhores e mais eficazes plantas que funcionam como repelentes naturais de insetos.

Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos

Usar plantas repelentes de insetos é ótimo para ambientes como cozinhas. Além de sua capacidade de embelezar um local, evite produtos químicos no ambiente onde os alimentos são preparados, evitando assim a contaminação química durante o preparo.

Existem várias plantas que possuem essas funções, e algumas são mais eficazes contra determinados insetos, por isso a combinação ideal de plantas pode proteger sua casa desses incômodos.

A primeira planta é a arruda

Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos
Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos — Reprodução Canva

A primeira espécie apontada é a arruda. É uma planta que atua como repelente natural contra as moscas, sem dúvida um dos insetos mais irritantes da cozinha. A arruda é uma das plantas mais conhecidas por repelir moscas e outros insetos, e faz sucesso em muitos lares brasileiros.

Isso porque além de elegante e perfumada, a arruda é conhecida por afastar as más energias e, claro, repelir insetos. Nativa do Mar Mediterrâneo, a arruda tem sido uma planta repelente de mosquitos popular desde a Grécia antiga.

Continua depois da publicidade

Hoje é fácil ter em casa porque é uma planta tão versátil que, embora adore o sol, também se adapta à luz indireta. Então, basta ter um lugar bem iluminado. A arruda cresce melhor no sol direto, mas a luz indireta é suficiente e deve ser regada a cada 3 ou 4 dias, desde que o solo não esteja seco.

Continua depois da publicidade

A segunda planta e o crisântemo

Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos — Reprodução Canva
Que tal cultivar plantas repelentes e afastar os pernilongos — Reprodução Canva

A segunda indicação é o crisântemo. Esta espécie não só afugenta as moscas, como também afugenta as temidas baratas. Portanto, os dois insetos que mais frequentemente infestam o nosso lar sendo repelidos por esta planta.

Os crisântemos, por outro lado, requerem várias horas de luz solar, por isso devem ser colocados em um ambiente com 2-3 horas de luz solar. O solo precisa estar úmido, mas não encharcado.

A última é citronela

Por fim, a terceira melhor opção, e provavelmente a mais conhecida, é o óleo de citronela. Tem uma gama de ação mais ampla e pode afugentar formigas, moscas e outros insetos. Além disso, tem um aroma cítrico que muitas pessoas adoram.

Antes de tudo, para que isso funcione, a citronela precisa colocar em uma área ventilada, onde seu cheiro possa se espalhar. Plante em um vaso pequeno para evitar que se transforme em um arbusto. Precisa de luz direta, por isso deve ficar algumas horas ao sol por dia e regada quando o solo secar.

Cuidado especial

Como a cozinha é um local que costuma aparecer mais moscas e mosquitos, é preciso escolher bem o que plantar. Dessa forma como uma planta que precisa de muito pouca luz para crescer de forma saudável.

Carregando comentários aguarde...
...
...