Anúncio

Suas plantas andam murchas e com folhas secas? Descubra como recuperar aplicando dicas fáceis

Veja como recuperar as folhas das suas plantas deixá-las deslumbrantes

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2022, por Priscila Lívia — Suas plantas andam murchas e com folhas secas?

Continua depois da publicidade

Descubra no Blog News Cotidiano do Folha GO, como recuperar aplicando dicas fáceis, mas que vão deixar o seu plantio saudável, radiante e com cara de novo.

Suas plantas andam murchas e com folhas secas? Descubra como recuperar aplicando dicas fáceis

Como qualquer ser vivo, as plantas sempre dão sinais de que algo está errado. A maneira mais simples de identificar isso é quando elas começam a murchar ou as folhas começam a secar.

Se a sua planta começou a apresentar um aspecto murcho e sem vida. Calma, você ainda consegue reverter esse quadro e deixá-las saudáveis, seguindo algumas dicas simples, mas muito eficazes.

Identifique o motivo

Dessa forma, para resolver o problema você vai precisar entender os motivos que estão deixando as suas plantas doentes. Para isso, você vai precisar ter paciência e levar em consideração alguns fatores.

Leve em consideração a região

Suas plantas andam murchas e com folhas secas?
Suas plantas andam murchas e com folhas secas? — Reprodução: Canva Pró.

Algumas regiões são mais secas do que outras. Desse modo, se você mora em algum lugar com pouca umidade e a ponta das folhas das suas plantas começaram a murchar, provavelmente, o problema é o ar seco.

Continua depois da publicidade

Para resolver o problema da umidade, apenas regar não vai ser o suficiente. Logo, você vai precisar começar a pulverizar a planta. Desse modo, ela vai conseguir absorver melhor a água e o ar seco não vai ser um problema.

Água em excesso pode atrapalhar

Tanto o excesso quanto a falta de água são prejudiciais. Então, o segredo é sempre manter o equilíbrio. Desse modo, um sinal de que as regas estão em excesso são folhas murchas e amareladas.

A longo prazo, o excesso de água ajuda a desenvolver fungos, bactérias e podridão das raízes. Então, para evitar erros, antes de regar insira a ponta do dedo no solo, assim, você vai conseguir identificar se ele ainda está úmido, se tiver, não precisa regar ainda.

Veja se apareceram manchas em camadas

Se começaram a aparecer manchas em camadas nas folhas é porque provavelmente algum fungo se instalou. Para resolver isso, faça uma boa adubação. Assim, a planta terá força para combater o invasor.

Caso a sua planta esteja com fungos, não tire as folhas com manchas. Isso porque, quando esses invasores aparecem, eles se instalam em toda parte. Ou seja, tirar as folhas visualmente afetadas não vai adiantar.

Observe o tamanho do vaso

Se a planta não tem para onde crescer, ela começa a murchar. Desse modo, pesquise sobre o tamanho da espécie. Assim, você vai identificar se o vaso está pequeno demais para ela, e caso esteja, a solução é bem simples, transporte-a para um recipiente maior.

Carregando comentários aguarde...
...
...