Anúncio

Como limpar persianas: confira dicas para higienizar corretamente os modelos horizontal e vertical

Conheça estratégias para facilitar essa tarefa

Anúncio


As persianas são tipos de cortina super versáteis e que deixam o ambiente muito mais moderno e bonito, por isso é um ótimo item para usar na decoração. Além do efeito estético, elas garantem controle da luminosidade, deixando qualquer espaço mais confortável e mantendo a privacidade. Tendo isso em vista, o Blog News Cotidiano do Folha Go preparou nessa terça-feira (06/10) dicas imbatíveis sobre como limpar persianas.

Continua depois da publicidade

No caso das cortinas de tecido para deixá-las limpinhas basta lavar com água e sabão em pó, mas e quanto às persianas feitas de PVC? Pois bem, confira métodos simples e eficientes para deixar tudo limpo e novinho em folha!

Dicas sobre como limpar persianas

As cortinas convencionais podem ser lavadas até mesmo na máquina sem que haja prejuízo em sua estrutura ou qualquer tipo de danificação, se a lavagem for feita corretamente, claro.

No entanto, a higienização da persiana é um pouco mais exigente e deve ser feita de modo diferente. Dito isso, confira agora mesmo ficas de como limpar persianas e deixá-las lindas como nunca.

Leia também: Saiba Agora Mesmo Como Recuperar Roupas Manchadas Na Lavagem Sem Estresse E Prejuízos

Comece retirando o pó

Retirar o pó primeiro antes de limpar a sua persiana vai facilitar bastante o seu trabalho. Não importa se o modelo é horizontal ou vertical, esse procedimento deve ser o primeiro do seu check list na hora de limpar a cortina.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, utilize um aspirador de pó com o bocal adequado. Contudo, se você não tiver um aparelho desses em casa, um pano úmido já serve. Mas lembre-se: nada de produtos abrasivos, molhe o pano com água, apenas.

Continua depois da publicidade

Limpeza paciente

Como limpar persianas: confira dicas para higienizar corretamente os modelos horizontal e vertical
Como limpar persianas: confira dicas para higienizar corretamente os modelos horizontal e vertical -Imagem: Divulgação shutterstock

Após retirar o pó das lâminas da sua persiana é hora de colocar a mão na massa e limpá-la de fato. Para te ajudar com essa limpeza, você pode investir em um limpador próprio de persianas que possui três bases e limpa, ao mesmo tempo, três lâminas.

Esse utensílio facilita bastante a limpeza da persiana horizontal e otimiza o tempo. Mas caso você não pretenda investir nele, pode usar a boa e velha flanela, molhá-la com uma mistura de água e detergente e passar em todas as lâminas, uma por uma, dos dois lados. Só assim, ela ficará limpinha.

Lembre-se ainda que a limpeza deve ser feita frequentemente, pelo menos uma vez por semana. Senão, fica muito mais difícil limpar e mantê-la com boa aparência.

Persiana vertical: molho em água e sabão

Isso mesmo. A limpeza da persiana vertical é um pouco mais complexa, mas não impossível. Se o material estiver muito sujo, coloque de molho em água e sabão em pó.

Para a limpeza rotineira, basta retirar as lâminas com cuidado, colocar em uma área ampla, lavar com água e sabão com a ajuda de uma esponja macia, enxaguar com mangueira ou balde, secar com um pano seco e macio e depois recolocar. Ufa! Depois disso, a sua persiana estará uma belezura!

Leia ainda: Como Ganhar Espaço Em Guarda Roupas Pequeno? Confira Dicas De Organização Que Vão Te Ajudar

Dicas de decoração com a arquiteta Cristina Antonelli

Neste rápido bate-papo, a jornalista Janaína Barros entrevista a arquiteta Cristina Antonelli, que traz detalhes importantes para quem deseja decorar seu espaço.

Carregando comentários aguarde...
...
...