Anúncio

Entenda as diferenças entre piso cerâmico e porcelanato: conheça suas vantagens

Entenda as características de cada um desses pisos e veja qual é o melhor para cada tipo de ambiente!

Anúncio


Quando precisamos colocar ou trocar o piso da nossa casa, nos sentimos meio perdidos em meio a tantas opções disponíveis no mercado. Nesse caso, os três principais são a lajota, piso cerâmico e o porcelanato. No entanto, você sabe qual é a diferença entre eles, além da aparência? Para entender melhor sobre isso, hoje 05 de março de 2022, o News Cotidiano irá explicar quais são as diferenças.

Continua depois da publicidade

Entenda as diferenças entre piso cerâmico e porcelanato

Entre esses três tipos de materiais, uma das suas principais diferenças é o preço. Nesse caso, o mais caro é o porcelanato, enquanto o mais barato é a lajota. No entanto, as diferenças não param por aí, visto que cada tipo de piso é indicado para diferentes tipos de ambiente.

Sendo assim, para ter ajudar a compreender as diferenças entre esses materiais e saber qual deles é o mais adequado para a sua necessidade, veja abaixo algumas características de cada um.

Piso cerâmico e porcelanato
Entenda as diferenças entre piso cerâmico e porcelanato: conheça suas vantagens. Foto: Canva Pro

Leia também: 5 maneiras incríveis para os cabelos crescerem mais rápido: confira dicas para ter um estilo Rapunzel

Qual escolher?

Finalmente, você deve ter conseguido encontrar o piso perfeito para você, seja no preço, versatilidade, resistência e estética. Porque cada um é melhor numa situação, e na outra não. Mas se quiser uma garantia, prefira a lajota.

Entretanto, se quiser uma boa estética, escolha entre cerâmica ou porcelanato. Mas deve tomar cuidado, porque apesar da resistência e a impermeabilidade, ele acaba causando muitos acidentes por ser escorregadio.

Continua depois da publicidade

Por fim, agora só resta você tomar a sua decisão, e observar com cuidado o que você mais precisa em sua casa. Junto com o custo, porque não se deve comprar algo que o orçamento não comporta.

Continua depois da publicidade

Estética

Agora, falando diretamente sobre a estética de cada piso, importante é ver em qual você percebe combinar mais com sua casa. E, em simultâneo, observe qual o preço que encaixa no seu orçamento pré-estabelecido.

Então, a lajota é o mais fino dos três tipos, ao mesmo tempo que tem o seu formato em quadrado ou retângulo. Geralmente, é encontrado nas cores marrons, mas pode ser encontrado em diversas cores.

Por fim, temos a cerâmica e o porcelanato, a primeira tem um acabamento mais fosco e com pouco brilho. Enquanto que o porcelanato, é mais elegante, porque é completamente homogêneo e tem um grande brilho quando é polido.

Do que eles são feitos?

Em seguida, nós temos os materiais, de cada um deles é feito. E geralmente o material, que acaba elevando o preço, mas sempre vai ter aquele que se enquadra em seu preço e também na estética da sua casa.

Primeiro temos a lajota, que é feita com um bloco de pedra, em geral, é composto de granito ou ardósia. Por conta de ser feito de materiais mais comuns, ele tem um preço muito menor na hora de comprar.

Em seguida, temos a cerâmica, que é feita de 70% de argila e acaba por ser realmente dura com grande peso. Enquanto que o porcelanato, também tem equivalente de 70%, mas ao invés de argila são minerais rochosos. Por isso é mais impermeável.

Nível de resistência

Afinal, uma das partes mais importante, é a resistência do piso. Porque ele precisa suportar grande peso, e ser resistente ao clima, isso a lajota com certeza é. Os tipos de lajota, feita em granito ou mármore são as mais resistentes.

Da mesma forma, temos ainda o porcelanato e a cerâmica, e quanto mais elevada a temperatura de fabricação. Maior é a sua existência, por exemplo, o piso de cerâmica é feito 850 graus e o porcelanato em 1.250 graus. Em conclusão, entre o porcelanato e a cerâmica, a melhor escolha é o porcelanato.

Piso cerâmico e porcelanato
Entenda as diferenças entre piso cerâmico e porcelanato: conheça suas vantagens. Foto: Canva Pro

A versatilidade

Além disso, saiba que é necessário ficar de olho na versatilidade, para saber qual dos três consegue se encaixar melhor com o padrão da sua casa. Em relação a lajota, trata-se de um piso muito versátil, visto que no mercado ainda existem muitas opções diferentes para esse tipo de material.

Isso porque, é possível encontrar esse piso em dois formatos: retangular e quadrado. No entanto, quando se trata do porcelanato, esse é um piso que consegue ser ainda mais versátil, ao ponto de conseguir imitar aqueles acabamentos frios como a madeira. Enquanto a cerâmica, não é nenhum pouco versátil.

Leia também: 5 maneiras naturais de alisar o seu cabelo: saiba como fazer misturinhas caseiras imbatíveis

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...
...