Anúncio

Por que a energia das cidades são 110V e do litoral são 220V? Evite estragar seus aparelhos eletro e eletrônicos

Entenda as diferenças de voltagem e os pontos positivos e negativos de cada uma

Anúncio


Quando se trata de energia elétrica, existem dois tipos de voltagens, sendo 110V e 220V. No entanto, você já se perguntou por que no litoral é uma voltagem diferente das cidades do interior? Descubra hoje, 04/01 aqui no News Cotidiano, o motivo da energia das cidades serem 110V e do litoral ser 220V.

Continua depois da publicidade

Por que a energia das cidades são 110V e do litoral é 220V?

Para entender melhor sobre esse assunto, compreenda que a voltagem diz respeito à tensão, que é a pressão com que a energia é transportada pelos fios.

Nesse caso, há apenas dois tipos de voltagens. O diferencial entre elas, está relacionado a eficiência e a segurança.

Por isso, a tensão elétrica das cidades é diferente da do litoral. Se ainda ficou com dúvidas, entenda agora, por que a energia das cidades são 110v e do litoral são 220v.

Energia das cidades são 110V e do litoral são 220V
Por que a energia das cidades são 110V e do litoral são 220V? Foto: Canva Pro

Leia também: Cuidados ao usar babosa no rosto: saiba quais são os benefícios e precauções a serem tomadas

Entenda a diferença dos tipos de voltagens

Essa diferença de voltagem entre as cidades, se deu a partir das primeiras empresas que vieram instalar energia elétrica no Brasil.

Continua depois da publicidade

As empresas Americanas vieram e instalaram a energia com 110v, enquanto que as empresas Europeias optaram pela voltagem 220v.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, em algumas cidades litorâneas como o Rio de Janeiro por exemplo, receberam energia com 110v, enquanto que em cidades do litoral nordestino, foram instaladas redes com voltagem de 220.

Além disso, em cidades construídas após a chegada da energia elétrica, passaram a ter a tensão de 220v, por ser mais eficiente.

No entanto, as que começaram com 110v, permanecem até hoje. Visto que, é muito caro e desnecessário fazer a alteração em toda a rede elétrica da região.

Energia das cidades são 110V e do litoral são 220V
Por que a energia das cidades são 110V e do litoral são 220V? Foto: Canva Pro

Diferença para o consumidor

A voltagem diz respeito à pressão que a energia é transportada pelos fios. Assim, a voltagem 110 passa com menor pressão, se tornando mais segura, mas também com menor eficiência para os locais que ficam muito distantes de onde a energia é gerada.

Já a energia de 220v é uma voltagem considerada mais eficiente. No entanto, devido a pressão ser maior, exige um maior investimento para a instalação, devido a potência ser maior, tornando-se necessários fios mais grossos e resistentes para que acidentes sejam evitados.

Entretanto, para o consumidor não há diferença de preço para quem usa uma voltagem ou outra, pelo fado que o gasto de energia ser medido em quilowatts/hora.

Nesse caso, o consumidor paga apenas pelo que usa e em determinado período de tempo.

O que acontece se usar aparelhos em tipos de voltagens diferentes?

Se o aparelho é 220v e for usado em uma rede 110v, a eficiência será menor e não receberá energia o suficiente para o funcionamento correto.

Energia das cidades são 110V e do litoral são 220V
Por que a energia das cidades são 110V e do litoral são 220V? Foto: Canva Pro

No entanto, se o seu aparelho for 110V e ser ligado em uma rede de 220V, certamente irá queimar. Devido ao fato de receber muito mais energia do que suporta.

Por isso, é importante saber que ao viajar ou se mudar para um acidente de voltagem diferente de onde mora, torna-se necessário comprar um transformador ou um equipamento com a mesma voltagem utilizada na região.

Leia também: Saiba como fazer sobrancelha de hena durar mais com dicas incríveis

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

Carregando comentários aguarde...
...
...