Anúncio

Repelente caseiro para formigas: afaste formigas usando produtos da sua casa e previna o seu surgimento

Aprenda a como fazer um repelente para formigas e descubra técnicas para afastar os insetos da sua casa e jardim.

Anúncio


Um repelente caseiro para formigas pode ser a solução para resolver o seu problema com a invasão desses pequenos seres na sua casa, pois apesar da aparência e tamanho inofensivo esses insetos podem causar danos à sua saúde. Hoje, 18 de janeiro de 2022, o News Cotidiano do Folha Go, te mostra como fazer repelente caseiro para formigas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer repelente caseiro para formigas

É comum no nosso dia a dia nos depararmos com uma fila numerosa de formigas andando por nossas casas ou mesmo se abrigando em nossas hortas e jardins. Por conta dos seus corpos pequenos algumas vezes não damos muita importância para a sua presença.

Porém assim como baratas e outros insetos, as formigas caminham por esgotos e lixos, carregando dessa maneira a possibilidade contaminar nossos alimentos e prejudicar nossa saúde. Por isso é importante saber como afastar as formigas do seu lar.

Leia também: Como eliminar cheiro de fritura pela casa: com receitas simples, deixe sua casa cheirosa

Encontre suas passagens

Como fazer repelente caseiro para formigas - Reprodução Canva Pró
Como fazer repelente caseiro para formigas – Reprodução Canva Pró

O primeiro passo para acabar com o aparecimento de formigas em sua casa é identificar os locais por onde elas adentram. Geralmente, esses insetos se aproveitam de buracos, janelas e também rachaduras para se inserir em seu lar e iniciarem a sua busca por alimentos.

Dessa forma procure observar qual costuma ser a passagem das formigas na sua residência, veja de onde costuma iniciar a fileira de formigas para que consiga impedir o seu surgimento.

Continua depois da publicidade

Previna que as formigas surjam na sua casa

Mais do que ter um repelente para formigas e conseguir eliminá-las, é necessário prevenir que os insetos não continuem aparecendo no seu lar. A limpeza do local é uma etapa básica para dificultar que as formigas persistam em retornar.

Continua depois da publicidade

Porém vemos que mesmo após uma faxina ainda conseguimos encontrar um grupo de pontinhos pretos andando pela nossa cozinha, paredes, pias, etc. Vale ressaltar que em alguns períodos do ano, como o verão e o inverno, a aparição das formigas costuma se intensificar por procurarem abrigo dessas temperaturas mais extremas.

Utilizando cravo, casca de laranja e limão como repelente

Fazer uma faxina é essencial, entretanto, talvez depois de limpar a sua casa, ainda seja capaz de encontrar as pequenas andando por ela. Uma das formas de impedir a invasão desses insetos é colocar em um pote aberto cravo ou canela em pau.

Deixe nas regiões que as formigas costumam atacar, cheiro dos condimentos irá afastá-las, substitua o conteúdo para manter o efeito. Utilizar de cascas de laranja e limão também é uma opção para combater a entrada das formigas em recipientes, açucareiros por exemplo.

Sendo uma ótima opção visto que o odor cítrico as repele, sendo o suco do limão possível de ser colocado até nas bordas das janelas e portas da sua cozinha.

Retire as formigas da sua horta ou jardim

Mesmo sendo natural a passagem de formigas pelo seu jardim e hortas, um grande volume delas acaba se tornando incômodo por atrapalhar no cuidado das suas ervas, ainda mais quando há presença de formigueiros. Para esses problemas também existem técnicas para afastar as formigas.

Uma opção interessante é cultivar em sua horta ou jardim algumas ervas como alho, coentro, cebolinha verde, hortelã, manjerona, losna e lavanda, pois são repelentes naturais. Colocar um pouco de talco ao redor de suas plantas também irá fazer com que as formigas se distanciem e não surja formigueiros.

Mas caso queira eliminar as formigas, opte por colocar farinha de milho e gergelim próximos ao formigueiro ou pelo caminho das formigas. Ambos irão resultar na morte dos insetos.

Faça o seu repelente caseiro

Apesar de existir pesticidas que combatam as formigas, esses podem prejudicar a sua saúde e também o meio ambiente, então fazer o seu próprio repelente com os seus produtos de casa se torna uma opção melhor e mais econômica.

Para fazer o seu repelente para formigas, adicione em um borrifador: 500 ml de água, 100 ml de vinagre de álcool e 100 ml de detergente. Então após misturar esses três ingredientes borrife o líquido sobre o local onde as formigas se encontram.

Podendo usar tanto na sua casa como no seu jardim, aplicando o repelente 1 ou 2 vezes ao dia por ao menos uma semana para obter bons resultados.

Leia também: Como combinar bermuda em alfaiataria? Veja dicas para usar essa peça incrível e versátil

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Carregando comentários aguarde...
...
...